É bom saber, pois esse material será a nossa ponte com o futuro e a grande aposta de inúmeras empresas de tecnologia, entre as quais a chinesa Linktop que apresenta o seu relógio de grafeno na CES 2015, aliando mecânica e inteligência
O CEO da Linktop Tecnologia, Mr. Bill Xu, é conhecido por seu espírito inovador na Internet das coisas, a chamada IoT, e nada mais apropriado do que apresentar, em Las Vegas, na gigante feira CES 2015, que abre as portas ao público nesta terça-feira, dia 6, inovação, aquilo capaz de surpreender. “Tecnologia e moda são duas forças que estão impulsionando o mercado de relógios de pulso, hoje, por que não combiná-los e fazer um relógio diferente? Então Linktop criou o Mecânica U2 SmartWatch. U2 é uma combinação perfeita do relógio mecânico tradicional e relógio inteligente,” diz Mr. Bill em comunicado distribuído pela PR Newswire. “Produtos à base de grafeno em breve se tornarão uma tendência a mudar o mundo. Notáveis propriedades do grafeno permitirão a produção de aplicativos incríveis”, preconiza Mr. Bill.
A Linktop Tecnologia é a primeira empresa do mundo que usa grafeno para condução rápida e precisa de calor. O grafeno, para quem ainda não se familiarizou com o que promete ser uma tendência mundial no uso de materiais, é uma das formas cristalinas do carbono, assim como o diamante, o grafite e os nanotubos de carbon. O grafeno de alta qualidade é muito forte, leve, quase transparente, um excelente condutor de calor e eletricidade. É o material mais forte já demonstrado para ser usado no futuro, como fonte de condutora, no caso da Linktop, de informação.
São muitos os estudos no mundo em torno do grafeno e suas propriedades desde que os cientistas russos Andre Geim e Konstantin Novoselov, professores da Universidade de Manchester, no Reino Unido, conseguiram em 2004 separarem o grafeno de camadas de carbono que forma o grafite chegando a um condutor de eletricidade capaz de substituir, por exemplo, o silício na produção de chips e também contribuir para a produção de telas mais finas e maleáveis, necessárias para uma visão de 360º graus e super resistentes.
Os dois cientistas ganharam por seus estudos o Prêmio Nobel de Física de 2010. O mundo depois do grafeno, asseguram, nunca mais será o mesmo. Mr. Bill e sua Linktop estão convencidos disso.