Especializada na produção de botas de segurança e botinas country, Guaxupé, cidade de 50 mil habitantes no sudoeste de Minas Gerais, está ganhando um ar cada vez mais fashion. Sua arquitetura, história, fauna, flora e até a Festa da Orquídea, realizada anualmente, serviram de inspiração para o desenvolvimento de rasteirinhas e sandálias confeccionadas pelo badalado estilista Walter Rodrigues em uma ação promovida pelo SEBRAE-MG e pela Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados E Artefatos) em parceria com a ABEST (Associação Brasileira de Estilistas) e com apoio da Associg (Associação do Setor Calçadista de Guaxupé).
Os calçados deste projeto foram usados no desfile de Walter Rodrigues no Fashion Rio e estão expostos na Francal 2007 no estande do Sebrae de Minas Gerais, entre as ruas J e K, em um espaço que tem tudo a ver com Guaxupé: o piso simula o desenho do vitral da catedral.
Quero mostrar que em vez de se inspirar em revistas e em tudo o que vem de fora, há muita riqueza em Guaxupé que pode ser aproveitada, revela Walter Rodriges, contando que um dos destaques da exposição da Francal é uma linha de rasteirinhas feitas em chitão com flores do mesmo tecido.
Segundo o estilista, o trabalho com as pequenas e médias indústrias da cidade mineira está sendo muito gratificante e está abrindo muitas portas para estas empresas, que estão passando a lidar com grandes fornecedores, associados da Assintecal. Eles achavam que se batessem nas portas das maiores indústrias de componentes, nem seriam atendidos por serem pequenos, mas ganharam muita visibilidade com o projeto, que viabilizou negociações com companhias de grande porte.
Essa questão de gostar de moda e ter talento para isso às vezes nos proporciona situações que transcendem o lado profissional. Para mim, é uma honra dividir meu conhecimento com as pessoas e mostrar a possibilidade de criar uma identidade brasileira. O brilho nos olhos dos profissionais com os quais trabalhei em Guaxupé é impagável, revela.
Além de comparecer à Francal nesta terça-feira, Walter também estará no evento nesta quarta-feira, durante todo o dia com o Sebrae mineiro para aferir com seus parceiros o resultado do trabalho que visa a inserção de identidade local e a capacitação dos profissionais dos pólos, que recebem treinamentos e orientações para aperfeiçoar seu trabalho.