Com festas, presentes e happy hours o final do ano concentra 40% das vendas de whisky no Brasil. Porém, não é apenas nas vendas ligadas às festas de fim de ano que Johnnie Walker Red Label aposta nesse ano. Pela primeira vez, a marca lança campanha 360º para o drink Johnnie Walker Red Mix, com vinheta nas tvs, mídia impressa e on line e ainda leva aos supermercados o ícone do drink em pack promocional. Na compra de uma garrafa do whisky, o consumidor leva dois dos desejados copos de vidro vermelhos e altos, ideais para servir a combinação do scotch com pedaços de frutas frescas. A campanha, que antes se encerrava no Natal, fica pela primeira vez em cartaz até depois do Carnaval.
Apostamos nessa combinação para o verão. Johnnie Walker Red Mix é inovador e perfeito para fazer com que Johnnie Walker Red Label esteja em novas ocasiões de consumo típicas do verão, como a beira da piscina, praia e festas ao ar livre, afirma Marcello Ursini, gerente de marketing do scotch portfólio da Diageo, empresa líder no segmento de bebidas alcoólicas Premium e detentora da marca.
Por meio de pesquisas a marca descobriu que o target reage com curiosidade quando é apresentado ao drink que mistura o whisky com pedaços de frutas frescas como caju, maracujá ou frutas vermelhas. Combina? é o que pergunta o consumidor. Por isso, criada pela Wunderman, a campanha provoca o target a fazer combinações inusitadas. Mostra que a combinação da vitrola com o telefone resultou num celular com mp3, que o globo com o espelho, resultou num globo de festa, que pintura rupestre e spray de tinta virou grafite e que rabiscos na mão e um chip resultaram em um palmtop. Assim, a campanha faz uma analogia de Johnnie Walker Red Mix com inovações, que surgiram porque alguém se arriscou a combinar.
Toda a campanha leva o consumidor ao site do drink www.johnniewalkerredmix.com.br, que fomenta o interesse por combinações inusitadas e ainda tem uma bartender virtual que ensina a preparar Johnnie Walker Red Mix. A ousadia em combinar ingredientes inusitados contém um forte apelo de progresso, DNA da marca. Só vai progredir quem ousar e Johnnie Walker Red Mix é uma ousadia da marca, completa Ursini. E você, combina?, perguntam os anúncios ao consumidor, que são assinados com mais uma provocação: Se você não ousar, nunca vai combinar.
Festas Paralelamente a campanha, a marca organiza nas praças Campinas, Ribeirão Preto, Salvador, Recife e Fortaleza festas criadas pelos próprios consumidores. Escolhidos por meio de um concurso cultural realizado em setembro, quinze consumidores estiveram em São Paulo em outubro, onde participaram de workshop com Érika Palomino, dj Mau Mau, vj Spetto e com o especialista em drinks Herbie. A partir das palestras, os consumidores criaram a festa dos sonhos, que vai ser realizada na cidade de cada um deles, durante novembro e dezembro. Mostramos na prática ao consumidor que combinar é uma experiência única, conclui o gerente de marketing