O jornal O Estado de S. Paulo, representante oficial do Festival Internacional de Publicidade de Cannes, informa que a edição deste ano do evento terá, na competição Young Lions, a categoria Media. A Young Lions Media apresenta aos profissionais mais brilhantes a oportunidade de apresentarem suas visões estratégicas e abordagens inovadoras na solução de um importante desafio de marketing que levem o negócio a obter sucesso.
A competição terá cerca de 20 equipes de todo o mundo. Todos os Young devem ter até 28 anos de idade (nascidos em ou depois de 21 de junho de 1979) e cada equipe será formada por dois Young Lions, o que pode incluir uma combinação de quaisquer pessoas trabalhando nas seguintes áreas: Planejamento de Mídia; Compra de Mídia; Planejamento Estratégico; Pesquisa de Mercado; e Planejamento de Conta Publicitária. Para fazer parte da equipe brasileira é necessário se inscrever pelo site www.younglions.com.br. A seleção é feita pelo representante de cada país.
Os competidores receberão no local um briefing de uma fundação ou organização não-governamental, cujo nome permanecerá em segredo até a competição. Esse briefing apresentará os detalhes do desafio, incluindo sugestões de público-alvo. Cada equipe será então solicitada a desenvolver os passos necessários para uma estratégia de mídia/contato inovadora que deverá estar limitada a um orçamento pré-determinado de US$ 1 milhão. Os trabalhos submetidos serão avaliados quanto à escolha da mídia mais inovadora e a criatividade de seu uso.
O Young Lions Media não exige que as equipes apresentem explicações táticas detalhadas, mas uma explicação do por que as mídias TV, Outdoor, website e marketing em celulares (por exemplo) foram selecionadas e como se pretende utilizá-las. A idéia estratégica deve ser claramente demonstrada entre os canais de mídia escolhidos e a equipe vencedora será a que criar a estratégia de comunicação mais convincente para o desafio.
A competição o briefing terá início às 17 horas do dia 15 de junho (domingo) e as equipes terão acesso às suas estações de trabalho entre 8 e 20 horas do dia 16 de junho (segunda-feira); cada estação de trabalho consiste de um iMac por equipe, com acesso restrito à Internet somente por motivos de pesquisa. As equipes deverão preparar seus trabalhos no formato de uma apresentação utilizando o programa Keynote da Apple e apresentar o trabalho a um júri selecionado na terça-feira (17), a partir das 9 horas (a apresentação terá duração máxima de cinco minutos). Os Young Lions inscritos na competição devem ser capazes de entender e falar inglês com fluência, pois todas as apresentações ao júri serão realizadas em inglês. Somente a equipe vencedora receberá uma medalha, que será considerada Ouro, e será entregue no palco da Cerimônia de Premiação das competições Media, Outdoor & Radio Lions na terça feira, 17 de junho.