A simplicidade é tudo na vida. A lição da francesa Coco Chanel, com seu pretinho básico e o colar de pérolas, símbolos do famoso “savoir a faire” , o saber fazer, parece transpirar em bolas de sabão no comercial assinado pela agência Matriz e a Zeppelin Filmes para os 80 anos do Grupo Zaffari, rede de varejo sediada no Rio Grande do Sul, que de um pequeno comércio em Erechim, no interior gaúcho se expandiu. Com o slogan “Grupo Zaffari 80 anos, com você o tempo não passa” o filme parte de uma pergunta profunda e, ao mesmo tempo singela: “Quanto tempo duram os bons momentos da vida?”. É assim que a obra começa a transformar pequenos momentos em tempo e estes em grandes lembranças, focando na importância de coisas simples como uma criança que se deslumbra com a bola de sabão e outra com os pingos da chuva, a mudança das estações, o tempo-já que logo se tornará passado impresso em celuloide, fotos, registros, enfim álbuns, como os de hoje, virtuais em redes sociais.
É comovente ver que a simplicidade é realmente aquilo que nos toca. O filme com o qual a rede varejista Zaffari comemora seus 80 anos tem exatamente o que deve ter um filme: emoção e uma pausa para percebermos o quanto ainda podemos viver. O almoço em família. O primeiro beijo. O carinho dos que amamos. Aquilo de que sentiremos saudade no futuro próximo, memórias que nos ajudam a seguir em frente sobretudo em momentos de crise.
Zaffari seguiu por 80 anos de portas abertas para oferecer produtos de uma variada gama aos consumidores, portanto participou nesse período de oito décadas de muitos momentos de seus clientes que nas lojas compraram presentes, bebidas e comidas para nascimentos, batizados, casamentos, noivados, namoros, novenas, festas, o saudável hábito de festejar a vida, e os retribui de forma sensível, sem buscar vender aquilo que todos sabem que podem encontrar em suas lojas, apenas mostrando a importância desse elo na vida das pessoas.
Este é o sentido exato do “savoir a faire” e o que Matriz e Zeppelin entregam, como um presente para os olhos. Imagens sem pressa, em câmeras lenta, carregadas de beleza e de momentos que todos sonhamos ocorram mais vezes em nossas vidas, pois eternizados enquanto memória sobrevivem como a primeira bola de sabão. Simplicidade, como sempre pontuava Coco Chanel, é tudo na vida. Zaffari soube aproveitar o momento para mostrar a seus consumidores ser parte desse todo, dessas memórias. Com seus consumidores, presente na vida deles, de fato o tempo não passa; é revivido, renovado pelo olhar do menino que contempla a bola de sabão que se desfaz mas que fica guardada na retina, como a chuva de verão e as primeiras folhas dançantes no vento do outono, que o vinho era aquecer no inverno e a primavera se encarregará das floradas.
Um belo filme. Uma bela homenagem ao pioneiro imigrante italiano Francesco Giuseppe Zaffari que, com sua Santina de Carli, plantou sementes em solo gaúcho que frutificaram. E assim se passaram 80 anos.