Com a colaboração do ex-jogador de futebol Zico, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) está colocando no ar filme publicitário que integra sua Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pênis. Toda a campanha está a cargo da agência SLcomm. O filme foi produzido pela Analogia.
Com 30 segundos, o comercial foi gravado no Rio de Janeiro, no Centro de Treinamento de Futebol Zico, no Recreio dos Bandeirantes. Zico não cobrou cachê. Jogue limpo com o seu amigo. A prevenção está em suas mãos, diz Zico no filme. Várias emissoras de tevê já cederam espaços gratuitamente e começarão a veicular o comercial nesta semana.
A SLcomm criou toda a campanha, desde a primeira etapa – uma caravana itinerante por cidades do Maranhão e um gibi sobre a prevenção da doença até o comercial para emissoras de rádio do Nordeste, o filme para tevê, anúncio para revistas e o envio de kits com folhetos e cd-rom para 4 mil urologistas de todo o país. Para os anúncios em revistas, também com Zico, o título afirma: Água e Sabão. Esta é a estratégia vencedora no jogo contra o câncer de pênis.
O câncer de pênis pode ser prevenido com uma boa higiene genital, mas quando a doença se instala geralmente é necessária a amputação do membro. Segundo a SBU são realizadas 1 mil amputações de pênis por ano em decorrência deste tipo de câncer. Por isso a sociedade lançou essa campanha nacional.
No estado do Maranhão existe a maior incidência de casos da doença. Por isso foi realizada a caravana itinerante, em 18 cidades. Em cada parada foi apresentado um vídeo, distribuídos folhetos, um sabonete e um gibi falando sobre a importância em prevenir, diagnosticar e tratar o câncer de pênis. Os agentes de saúde conversaram com a população e indicaram o nome do urologista da cidade que poderia ser procurado para uma consulta médica.