Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
50 TONS DE CINZA AQUECE MERCADO ERÓTICO - Revista Publicittà 50 TONS DE CINZA AQUECE MERCADO ERÓTICO - Revista Publicittà

50 TONS DE CINZA AQUECE MERCADO ERÓTICO

0

A pesquisa CINQUENTA TONS DE CINZA foi realizada pela primeira vez no mercado erótico brasileiro com o objetivo de mapear a relevância da trilogia literária no setor de produtos eróticos e o impacto econômico gerado, bem como verificar possíveis mudanças no comportamento do consumidor. Em janeiro deste ano, a ABEME (Associação das Empresas do Mercado Erótico e Sensual) incorporou em seu escopo esta pesquisa especial, demandada pela grande expectativa da película cinematográfica. Foram aplicados questionários online a empresários atuantes no setor. Em resposta, vieram 242 entrevistas que formam esta pesquisa inédita no mundo sobre o comércio erótico movimentado em decorrência dos livros e agora aquecido pelo filme, que estreia no dia 10 de fevereiro de 2015, com ingressos esgotados na maioria dos cinemas que vão exibir a obra do diretor  Sam Taylor-Johnson baseada na  trilogia. Um dos maiores fenômenos de venda com mais de 90 milhões de cópias em todo o mundo até dezembro de 2014, incluindo os três livros.

 A produção cinematográfica retrata o relacionamento entre o bilionário de 27 anos Christian Grey, interpretando por Jamie Dornan, e a estudante Anastasia Steele, papel de Dakota Johnson.

Histórico de Cinquenta Tons no Brasil

O primeiro movimento observado pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico e Sensual (ABEME) ocorreu ainda em 2012, logo após o lançamento do primeiro título Cinquenta Tons de Cinza, já nos últimos meses daquele ano, a empresária e fã assumida da saga, Fran Perez era capaz de contar toda o romance dos personagens nos 3 livros e constatava que o efeito Cinquenta Tons já havia chegado na baixada fluminense. “Um dia fui ao estoque e estranhei que as prateleiras de sado/fetiche estavam vazias, achei que as funcionárias tinham mudado os produtos de lugar, mas elas confirmaram que todos os itens pretos de sado haviam acabado, e percebi que aumentou o interesse por estes produtos também na distribuidora sensual que fica na mesma região.”

Segundo ainda a empresária, antes do lançamento do livro, a venda de sado e fetiche estava entre os últimos itens a serem comercializados nos pedidos dos clientes, “hoje estimamos que entre o nosso público que é C e D houve um crescimento de 50% nas vendas”, afirma: “Quem não leu o livro, ao menos ouviu falar ou leu na internet sobre o assunto”.  O ano de 2012 se encerra com lingeries, fantasias e acessórios de fetiche representando 6% do total de vendas do setor. Aqui já refletindo o efeito da obra no ultimo trimestre daquele ano. Pura ousadia para a mulher no momento da conquista, poderosa, glamourosa e com novo repertório inspirada por Christian Grey.

Durante o ano de 2013, pesquisas da própria ABEME em parceria com a ABCOMM e BAZILPANELS atestaram o crescente interesse pelos itens eróticos protagonizados nos livros. Especialmente as vendas para os olhos, algemas e chicotes tornaram-se muito mais procurados por mulheres. Com enredo excitante e incentivador de novas experiências sexuais, os livros CINQUENTA TONS DE CINZA tornaram-se também itens vendidos em sexshops sempre ladeados pelos artigos eróticos usados pelos protagonistas. Encerrou-se o ano com estes produtos representando na média de consumo nacional: 14% para homens e 27% para mulheres. Um aumento de mais de 20% nas compras do público feminino.

2014 iniciou com a espera pelo lançamento do filme e para responder ao questionamento sobre como se comportou o consumo de produtos sado/fetiche e seus desdobramentos, a ABEME apresenta uma pesquisa exclusiva sobre o mercado erótico. É certo que a chegada da linha oficial ao Brasil, a criação de dezenas de produtos eróticos inspirados na trilogia literária, a crescente procura por chás de lingeries e cursos inspirados nos livros demonstram o interesse de consumo conectado a esta história. As expectativas dos empresários, as vendas, o comportamento de consumo e outras curiosidades foram pautados nesta pesquisa.

O empresário do mercado erótico e Cinquenta Tons de Cinza.

A primeira pergunta foi se o empresário leu os livros. A grande maioria informou ter conhecimento sobre o tema. Apenas 13% dos entrevistados afirmam não terem lido nenhum livro da trilogia contra 55% que afirmaram terem lido todos os três livros: CINQUENTA TONS DE CINZA, CINQUENTA TONS DE LIBERDADE E CINQUENTA TONS MAIS ESCUROS.

Alessandra Seitz, proprietária da INTT Cosméticos, além de ler todos os livros, investiu pesado em uma linha inspirada na obra, feita à base de vinho e que foi batizada de 50 Tons de Prazer. Objetos de luxo de prazer da marca sueca LELO também notaram aumento nas vendas no Brasil após o lançamento da trilogia. Já o famoso Clube das Mulheres, tem um personagem/modelo inspirado no Sr. Grey, que se apresenta na casa arrancando suspiros do público feminino, em um espetáculo envolvente e que remete à atmosfera das cenas citadas no livro.
A cidade de São Paulo abriga a única suíte inspirada na trilogia, que fica no Motel Classe A, no bairro da Mooca.
Vale lembrar ainda que a Erotika Fair, maior feira do setor erótico, que acontece em março, terá um espaço temático dedicado ao filme.

tonsdecinzatabela1

Quanto ao comércio de itens citados em algum dos três livros de E. L. James nas sexshops brasileiras; quando perguntado ao empresário se ele comercializava algum dos produtos e o que eles representam, a grande maioria confirmou o comercio dos itens, mas apresentam para os consumidores mais produtos de “baunilha” do que artigos de couro que infringem algum tipo de dor. Isto confirma o caráter lúdico e excitante da literatura, sendo que o produto no livro é mais ingrediente para uma brincadeira erótica do que incentivador de praticas sadomasoquistas.

80% dos itens comercializados são algemas, máscaras, vendas para os olhos, chibatas e chicotes feitos dos mais diversos materiais, de tecidos macios a couro e metal, no entanto, com caráter fantasioso, alguns podem se machucar, mais pelo mau uso, menos pela intenção. 5% ainda afirma só vender produtos de tecido para fetiche; roupas, algemas de pelúcia e lingeries pretas. Por outro lado, 15% vende a linha sado completa o que inclui correntes, prendedores, objetos de pressão e entre outros itens. Alguns inclusive especializados nestes artigos para um público mais que seleto de reis, rainhas, submissos (as), enfim praticantes assíduos, mas ainda um universo muito restrito.

tonsdecinzatabela2

 

Sobre o investimento do empresário do setor nas linhas de sado/fetiche em seu comércio, 63% afirmaram que ampliaram a oferta deste tipo de produto após o lançamento do livro, contra 37% que informaram continuar comercializando os mesmos itens de antes do livro.

tonsdecinzatabela3
Depois do livro aumentou a venda dos itens da linha sado/fetiche em média 28% em relação ao ano de 2013. Este dado aplica-se apenas ao crescimento do comércio de produtos com alguma ligação com o livro ou filme de mesmo titulo, caso, por exemplo, da venda mostrada no trailer oficial lançado na internet.

Outro dado interessante aponta que o melhor desempenho em vendas de algemas, máscaras e chicotes aconteceu nas lojas físicas de sexshops e boutiques sensuais, onde houve de alguma forma a exposição do livro em conjunto com os produtos em vitrines ou balcão, e ainda, incentivo de atendentes e / ou amigas que leram o livro. Sobre esta questão há também relatos de que com a popularidade do livro não necessariamente aumentaram as vendas dos itens sado, mas aumentaram as vendas de outros itens como cosméticos, pois depois de ler Cinquenta Tons de Cinza, as pessoas ficaram curiosas e estão procurando mais as sexshops.

Produtos Inspirados em Cinquenta Tons de Cinza, os mais vendidos.
1º Algema, a de metal é a preferida, na cor prata, do tipo policial. Possui trava de segurança e vem com chave. Na ausência desta, as de couro e tecido são vendidas também.
2º A Venda em couro que aparece no teaser oficial era a preferida, mas depois do trailer do filme ser lançado na internet, a de cetim cinza também tem sido bem desejada pelos clientes.
3º A bolinha Ben wa ou de pompoar prata faz parte do primeiro livro e talvez esteja presente no primeiro filme. Curiosidade e interesse cercam este produto que além de excitante pode ser um acessório interessante para a saúde íntima da mulher.
4º Chicote de couro sempre esteve associado aos praticantes sadomasoquistas. No livro ele é mencionado e o protagonista possui diversos modelos. Os de couro são mais vistosos e mais procurados.
5º No Brasil os cosméticos sensuais são top de vendas. É impossível ir a uma sexshop e não comprar um gelzinho, mesmo estando atrás do Christian Grey, por isto, é presença certa nesta lista.
6º A Chibata de couro pode subir nesta lista após o lançamento do filme. Vamos aguardar seu desempenho nas mãos do sexy ator e ver se ela mexe com a libido do público / cliente.
7º Máscara é destaque, principalmente por ser um símbolo estampado na capa do segundo exemplar; Cinquenta Tons Mais Escuros. É sensual, feminina, um clássico do fetiche. As mulheres preferem a de estilo veneziano.
8º Plugs e Vibradores. Para quem já leu todos os livros e quer colocar em pratica as fantasias, estes produtos tem saída. Pode ser que tenham desempenho melhor nesta lista após continuação da saga no cinema.

Quebra de tabus e o filme

O livro independente de críticas literárias abriu espaço para debater principalmente o tabu relacionado ao sadomasoquismo, mais pessoas decidiram assumir que sentem excitação na dor. São muitas formas de amar, de sentir desejo e prazer. Se o filme conseguirá ser melhor que o livro é o que veremos em breve, se aumentará a procura por produtos ainda é uma expectativa. Certamente o mercado investiu nisto e está vislumbrando um momento de transformação também da sexualidade, principalmente da mulher e possibilidades de crescimento nos negócios. Gostando ou não dos livros, ele fez muitas mulheres e casais felizes, e no final é isto que importa. Paula Aguiar, Presidente da ABEME

Share.

About Author

Comments are closed.