A ofensiva da Asics nos EUA e no Japão neste fim de semana, durante a famosa Tokyo Marathon, é prenúncio de que a disputa no mercado de artigos esportivos na dupla estação primavera-verão do Hemisfério Norte, que começa agora, em março, será acirrada. A Asics apresenta o que a Advertising Age, espécie de bíblia do mercado publicitário norte-americano e, portanto, global, classificou de filme “épico”, o maior investimento da marca para fixar o seu novo slogan “It’s a big world. Go run it”.
YUME IKEDA, DE TOKYO
No último de fim semana, a adidas entrou em campo com estrelas do esporte para também cravar seu slogan, Take it, que num tom emotivo convida todos a viver o hoje, a fazer hoje para ser lembrado já que ontem é passado, não conta mais e o futuro é o que dele fazemos nesse exato instante. A intenção da adidas é reconquistar terreno no mercado norte-americano, liderado pela Nike, enquanto Asics corre por fora e vem, agora com tudo.
O filmes da Asics, assinado pela 180 Amsterdam, passeia pelas belas paisagens da Nova Zelândia, recorrendo a lugares similares aos da trilogia cinematográfica Senhor dos Anéis, para mostrar um grupo de corredores, que vai se formando a partir do momento que um deles toca uma trompa. No ano do carneiro, cabra ou ovelha do calendário chinês, o animal segue junto. É a trompa do chifre do animal e esse toque, esse detalhe que certamente levou a Adversiting Age a considerar épico o filme que com técnicas de amplificação dos corredores, cerca de 200, que se tornam milhares por um tipo especial de trucagem.
Entre os corredores surgem os atletas patrocinados pela grife como Gwen Jorgensen, Ryan Martin, Rosario Rios-Aguilar e Genis Zapater entre outros.
A líder Nike ainda não entrou em campo. A briga promete.