A SES (NYSE Euronext Paris e Luxembourg Stock Exchange: SESG) operadora de satélites líder mundial, estima que, em 2022, a América Latina contará com cerca de 1000 canais em HD e 50 em Ultra HD (4K). Até 2018, o mercado de TV paga tradicional deve chegar à penetração de 53% na região (atualmente é de 40%), enquanto o DTH partirá de 50% para 55%. Os dados, parte de uma análise de mercado da SES apresentada em evento no Brasil, reforçam o papel dos satélites na expansão da transmissão de vídeos para os países latino-americanos.
“Atualmente, a região conta com 315 canais em alta definição. E a expectativa é que o crescimento seja de 13% ao ano entre 2016 e 2022”, relata Rubens Vituli, Diretor de Vendas para a América Latina na SES “O crescimento do mercado de TV paga na América Latina ocorre principalmente pelo aumento da demanda dos jovens por acesso a conteúdo premium e o crescimento da renda per capita da região. Por isso, o papel da SES neste contexto é fundamental para certificar que as melhores condições serão entregues aos consumidores”.
De acordo com o executivo, outro fator para o aumento da capacidade e do número de canais é a chegada dos grandes eventos esportivos na região, como foi com a Copa do Mundo e será nos Jogos Olímpicos. Eles trazem uma alta na demanda que, apesar de temporária, fortalece a importância do satélite e, em muitos casos, justifica o investimento dos clientes em novos equipamentos que incentivam a contratação de novos serviços futuramente
“Os satélites são a forma mais confiável de se alcançar audiência em nível nacional, regional e até mesmo mundial. E a nova demanda de conteúdo e qualidade aquece o mercado, pois a distribuição via satélite é mais econômica e segura para entregar o mesmo conteúdo em grande escala”, relata Vitulli.
Para contribuir com o a expansão da capacidade na América Latina, a SES tem previsto, para o segundo semestre de 2016 o lançamento do satélite SES-10 na posição orbital 67º Oeste, que substituirá o AMC-3 e AMC-4. Há, também, o SES-14, a ser lançado em 2017, que ocupará a posição brasileira 47,5/48º Oeste. Além disso, a empresa trabalha em parceria com os maiores fabricantes de equipamentos para desenvolver tecnologias que, além de melhorar a qualidade dos conteúdos digitais, viabiliza economicamente os projetos dos clientes.
Atualmente, a SES conta com onze satélites na América Latina. Entre eles estão o NSS-806; SES-6 e SES-4 na América do Sul, e o AMC-3 e AMC-4 para o México, América Central e Caribe.
Sobre a SES
SES é a operadora de satélites líder no mundo que possui uma frota de mais de 50 satélites geoestacionários. A empresa fornece serviços de comunicação via satélite para emissoras e provedoras de serviços de conteúdo e Internet, redes de operadoras de telefonia fixa e móvel, assim como para empresas e organizações governamentais no mundo todo.