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A Telemar acabou. Viva a Oi - Revista Publicittà A Telemar acabou. Viva a Oi - Revista Publicittà

A Telemar acabou. Viva a Oi

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A partir de hoje, dia 1º de março de 2007, a Oi anuncia a adoção de marca única para os serviços de telefonia fixa, móvel, internet e entretenimento, em substituição ao nome Telemar. O objetivo é traduzir a convergência de serviços para o consumidor, com mais simplicidade e eficiência. A partir de agora, a Oi fará parte da vida de 28,6 milhões de usuários. Essa inovação fortalece o posicionamento da companhia, que é a única provedora completa de soluções integradas de telecomunicações do Brasil.

“Inauguramos uma nova etapa na história da companhia. Nossa decisão foi evoluir, para ser mais e maior. Assim, construímos uma proposta de valor imbatível ao apresentar para o consumidor uma empresa diferenciada no mercado. O cliente é um só, e não separa suas demandas de telecomunicações. Quer ser atendido por uma única empresa, que chegue à sua casa de forma simples e direta. É exatamente o que oferecemos com uma única marca”, diz o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco (no centro da foto).


Por que a marca Oi

A estratégia da empresa é ter uma oferta completa de serviços de telecomunicação e, com isso, possibilitar serviços convergentes. Para traduzir esse posicionamento a Interbrand, consultoria americana, foi contratada para avaliar a arquitetura de marcas da empresa. A conclusão do estudo mostrou que o cliente teria um melhor entendimento dos serviços convergentes contando com uma estrutura de  marca única. 


O estudo revelou que o consumidor associa fortemente a Oi com o conceito de convergência. A marca Oi é reconhecida por sua inovação, ousadia, agilidade e simplicidade. A análise apontou ainda outros atributos importantes para o cliente, como a solidez e a força da maior rede de telecomunicações do Brasil, refletidas na Telemar. Com essas informações, a conclusão do estudo foi de que a marca Oi seria mais facilmente lembrada e vinculada ao universo de serviços de comunicação, entretenimento e informação, reunidos na estratégia de convergência.  O código 31 do serviço de longa distância, referência para o mercado, poderia ser adequado à linguagem visual da Oi. 


Depois dessa análise, a consultoria inglesa Wolff Olins, responsável pela criação da marca Oi, iniciou o projeto de adoção da marca única. A Oi, criada sob os conceitos de modernidade e inovação, mantém a proposta de um estilo de vida direto e espirituoso: Simples Assim.


Todo o processo foi desenhado para ocorrer de forma gradual e faseada.  A marca Oi já foi adotada, por exemplo, nas atividades de responsabilidade social da companhia. O Instituto Telemar passou a se chamar Oi Futuro, levando a atitude da marca para um mundo onde arte, tecnologia e cidadania fazem diferença. Essa foi uma etapa importante nesse processo.

 

Marca única, com três formas de comunicação


A marca Oi passará a lidar com uma audiência muito maior. Para se comunicar com todos os segmentos e perfis de clientes, a Oi terá três manifestações diferentes para sua comunicação.

Para o segmento de varejo e para a grande maioria dos serviços, a Oi utilizará o estilo de comunicação que adotou desde seu lançamento: cores fortes e contrastantes, uma logomarca com seis formas diferentes e uma linguagem sempre simples e direta. A comunicação da empresa mostra agora uma Oi maior e completa, para todo mundo.

Já para clientes corporativos, a Oi destacará seu lado ainda mais prático e profissional, que oferece solidez e confiabilidade para pequenas e grandes empresas. Para isso, a logomarca da empresa passa a ser lilás e a comunicação adota tons de bege. Trata-se da mesma marca, com os mesmos princípios, mas que se manifesta no universo profissional, ressaltando o objetivo de facilitar a vida das empresas e de seus respectivos clientes.

Para manter-se referência como empresa que cria tendências, a companhia reforçará, em outra face de sua comunicação, seu lado mais inovador, espirituoso e ousado.  É a Oi que associa a imagem de uma empresa de telecomunicações a um estilo de vida. Cores mais quentes e vibrantes, com tons de vermelho e laranja, por exemplo, apresentarão ações especiais da companhia, como eventos e produtos especiais.

 

Arquitetura da marca e oferta de serviços

O Telefone Telemar passa a se chamar Oi Fixo. Diversas opções de planos em minutos, com benefícios como: internet ilimitada, minutos grátis aos fins de semana, minutos não usados válidos para o mês seguinte e conta detalhada.

O Velox agora é Oi Velox e traz oferta para dar mobilidade ao acesso em qualquer lugar da casa,  modem wi-fi com valor promocional.

O 31, serviço de longa distância nacional e internacional, ganha nova identidade visual, mais próxima à marca da Oi.

Lançamento do Oi Mix, família de serviços convergentes, como o Oi Conta Total, que reúne na mesma oferta telefonia móvel, fixa, longa distância e internet. O Oi Conta Total oferece ainda, em parceria com a Sky+DirecTV, inclusão de TV por Assinatura R11; a partir de 22 de março, inicialmente para as cidades do Rio de Janeiro e Niterói.

Lançamento do Oi Flex, fixo e móvel num único aparelho, oferecendo mais comodidade e economia para os clientes.

O Programa de Relacionamento da empresa passa a se chamar Oi Mais, um só programa para todos os serviços de telecom oferecidos.

Relacionamento com o cliente

A partir de hoje, a Oi terá um site único (www.oi.com.br) onde o consumidor pode encontrar todo o portfólio de serviços da companhia.


Todos os canais de relacionamento com o cliente, sejam eles físicos, eletrônicos ou por telefone, funcionarão como canais de comunicação e esclarecimento para os clientes. O call center 103 31, televendas e call center do mercado corporativo terão mensagens didáticas sobre a mudança dos serviços. O serviço *144 continua sendo o número de atendimento da telefonia móvel.


As lojas Oi, que já realizavam atendimento básico de telefonia fixa e banda larga, continuam a prestar esse serviço.

 

Campanha publicitária

 

A empresa desenvolveu uma campanha publicitária, assinada pela NBS, que terá início no dia 1º de março. Seu objetivo é explicar para o consumidor as facilidades proporcionadas pela integração das marcas.

As peças da campanha foram desenvolvidas com o eixo principal de deixar a vida mais simples. Quatro filmes, todos com foco na convergência dos serviços, vão pontuar as mudanças em curso, e serão veiculados em todo o país com mídia impressa e TV paga. Já nos 16 estados da área de concessão original da empresa, haverá veiculação em emissoras de TV aberta e fechada, rádio, internet, além de peças gráficas como outdoor, mobiliário urbano, empenas e anúncios em jornais e revistas.

 

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