Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
DIÁRIO DO GOLPE: UM ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA - Revista Publicittà DIÁRIO DO GOLPE: UM ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA - Revista Publicittà

DIÁRIO DO GOLPE: UM ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

0

Por Mário Rocha*

O golpe segue e joga à luz do dia uma clara demonstração do nosso subdesenvolvimento mental. Digo nós, brasileiros. E disso não escapam muitos daqueles que se dizem esclarecidos e bem informados. Dia após dia, o governo do golpe nos apresenta medidas inspiradas nos cânones econômicos dos anos 80/90, que foram disseminados sob os chapéus do neoliberalismo e do consenso de Washington.

Cânones que levaram o mundo à crise econômica de 2007/2008, da qual a humanidade ainda não conseguiu sair. E que desembocaram na desilusão dos ingleses que votaram para ficar de fora da União Européia.

O colapso do comunismo real no fim dos anos 80 e a queda do muro de Berlim deixaram o capitalismo sem inimigos, livre, leve e solto para ser comandado pelas lideranças financeiras e multinacionais em todo o mundo. Com os movimentos de esquerda sem rumo com a morte das utopias de uma sociedade fraterna e justa, o neoliberalismo fez os ricos mais ricos e os pobres mais pobres.

O Estado de bem estar social, que nós brasileiros tanto admiramos na Europa desenvolvida, se transformou em uma ameça sob a ótica neoliberal.

A classe média, aquela que é sempre a mais facilmente manipulada pela propaganda enganosa de um dia se equiparar aos ricos, aos poucos foi vendo seu poder de compra (e de ilusão de felicidade) se desgastar. E hoje ela é o exemplo vivo do lado vil do “capetalismo” dos últimos 30 anos: o individualismo e o consumismo. Quando uma sociedade se torna essencialmente individualista e consumista, ela só consegue enxergar o outro como ameaça. Os ingleses que o digam com o seu voto recente.

Aqui no nosso país, diante da nossa imensa incapacidade cognitiva para ler a realidade, da nossa estúpida arrogância de não aprendermos com nossos erros e com nossa história, do atraso intelectual, ético e histórico de nossas elites, da nossa triste ausência de racionalidade em meio a crenças e preconceitos obscurantistas, assistimos ao governo golpista retomar os cânones que levaram e levam a humanidade à breca. Já leu “Ensaio sobre a cegueira”, do Saramago? Então…

 

Foto de Mario Rocha.

*Mário Rocha é jornalista profissional, formado pela Cásper Libero (SP) e atuou durante décadas nos principais veículos de comunicação do país, a exemplo de Folha de S. Paulo e Grupo Estado, que controla a Agência Estado e o jornal O Estado de S. Paulo. 

Share.

About Author

Comments are closed.