Quando vídeos gravados na vertical são postados no Youtube, barras pretas aparecem lateralmente. Sabendo da importância da audiência da plataforma e da necessidade de espaço das organizações não-governamentais para divulgar suas ações sociais, a J. Walter Thompson criou o projeto “Doe as Barras”. O objetivo foi dar a essas entidades, normalmente com recursos limitados para publicidade, um pouco mais de autonomia e visibilidade na sua comunicação. A mecânica é simples: qualquer pessoa que queira fazer o upload no Youtube de um vídeo gravado na vertical ou em um formato diferente do padrão da plataforma, pode fazê-lo pelo site www.doeasbarras.com.br, doando as barras pretas para a ONG que deseja ajudar. A facilidade é ainda maior porque, além do site, tudo pode ser feito via um aparelho celular.
O projeto é aberto a qualquer ONG que precise de ajuda. E entre os primeiros participantes estão Alcoólicos Anônimos, Ampara Animal, AfroReggae, Associação Brasil Parkinson, Associação Paulista de Medicina e Instituto Ayrton Senna. Algumas personalidades também já aderiram a causa e doaram as barras dos seus vídeos, como a atriz Ísis Valverde, o humorista Hélio de la Peña, a ganhadora do MasterChef Brasil Isabel Alvarez, a chef Luiza Zaidan, a turma do Porta dos Fundos e os atores Petrônio Gontijo e Danilo Sacramento.
“Esperamos poder contribuir para que essas entidades que se dedicam a causas sociais tão importantes tenham a oportunidade de compartilhar com mais facilidade e sem custo suas ações e mensagens, transformando um espaço que não tinha utilidade para nada em uma mídia de comunicação direta com o público”, conta Ricardo John, CCO da J. Walter Thompson. Para ele, a identificação de um espaço como esse faz parte do próprio DNA da agência de estar sempre em busca de novos formatos e soluções de comunicação.