Por Mateus Augusto Ferreira
A multinacional dos materiais esportivos Nike inova mais uma vez em seus produtos e lança linha de chuteiras inspirada no futebol de rua. A MagistaX e a MercurialX têm design diferente dos calçados usados pelas grandes estrelas da marca nos gramados dos grandes campeonatos pelo mundo. Desde o solado projetado para chão de concreto até as cores brilhantes.
A divulgação dos produtos não conta com nenhum craque patrocinado pela marca, como de costume em suas propagandas. Neymar, Cristiano Ronaldo e outras estrelas deram lugar a desconhecidos praticando o futebol da maneira mais comum no mundo inteiro: nas ruas. Os calçados são projetos para pequenos espaços, como de costume no futebol, as peladas de bairro. “Pequenos espaços X grandes reputações”, como a própria marca definiu.
Nike ainda utilizou, na divulgação da MagistaX, um cenário diferente dos campos e das ruas e distante do que podemos chamar de real: o mundo dos games. Inspirados nos antigos jogos de futebol do Atari.
Nike aposta em uma tática ousada de propaganda que atrai seus consumidores a uma realidade mais próxima deles: você pode nunca tornar-se um grande jogador de um grande clube europeu e ser patrocinado pela marca, mas quase todo apaixonado por futebol já jogou na rua ou no videogame. A velha tática de dizer que você pode ser grande como seu ídolo usando a mesma chuteira que ele talvez não funcione mais. E, agora, a Nike aposta em produtos feitos para quem nunca será profissional, mas, mesmo assim é apaixonado pelo esporte. Bate um bolão e nunca será um astro dos gramados.