MEMÓRIA DAS CATARATAS

0

Os visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as famosas cataratas de Foz do Iguaçu, na fronteira do Brasil com o Paraguai, terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do atrativo turístico a partir do dia 9 de janeiro de 2015.

O ano de 2015 começa com a abertura ao público do Espaço Memória das Cataratas, uma exposição, no Centro de Visitantes, que será permanente com acesso gratuito ao local. A instalação de 130 metros quadrados proporcionará às pessoas uma viagem no tempo.

O espaço apresentará ao visitante um acervo com 1.500 fotografias digitalizadas, todas devidamente legendadas e contextualizadas, e uma série de depoimentos históricos. O conteúdo poderá ser consultado nos terminais interativos. No ambiente, as pessoas também poderão apreciar objetos, móveis antigos, fotografias impressas e painéis. Uma mídia exclusiva para vídeos irá expor diariamente documentários.

De acordo com Jorge Pegoraro, chefe do Parque Nacional do Iguaçu e idealizador do projeto, o Espaço Memória das Cataratas é a consolidação de um longo trabalho de pesquisa e, que partir de sua inauguração, será um ambiente interativo, democrático, vivo e em constante atualização da história do parque, das Cataratas do Iguaçu e da região.

Para dar continuidade e manter o espaço vivo, Pegoraro convida as pessoas que possuem fotografias, quadros, objetos antigos, a procurar a equipe do Espaço Memória das Cataratas, que estará permanentemente atendendo no local. “Gostaríamos muito de poder receber estas doações para enriquecer cada vez mais o nosso acervo.”

Histórico – O Projeto Memória das Cataratas foi lançado, oficialmente, em 10 de janeiro de 2009, quando o parque completou 70 anos. Comunidade acadêmica e diversos historiadores já destacavam a importância desse resgate. No ato ocorreu também o lançamento do livro Meu vizinho, o Parque Nacional do Iguaçu, de autoria dos escritores Marcos Sá Corrêa e Lorenzo Aldé.

De forma itinerante, o até então Projeto Memória das Cataratas ganhou visibilidade em feiras, espaços públicos, eventos, entre outros lugares. Segundo Pegoraro, a exposição nestes cinco anos chegou a milhares de pessoas, o que é muito gratificante. “E partir de 10 de janeiro esta memória estará acessível de forma gratuita a todos os interessados”, finalizou.

O Espaço Memória das Cataratas conta com investimentos da Concessionária Cataratas do Iguaçu S.A e contribuições da Itaipu Binacional e Fundo Iguaçu.

Share.

About Author

Comments are closed.