A campanha publicitária Não Tem Preço da MasterCard neste ano apresenta como mote os sentimentos e emoções de momentos especiais. Seu novo filme Sorriso criado pela agência WMcCann estreou recentemente na televisão aberta (TV Globo). O conceito se manifesta em ações e peças publicitárias, transformando o cartão da bandeira em parte essencial das compras significativas na vida do consumidor.
Na nova estrutura da campanha Não Tem Preço em 2010, cada aquisição relevante para o consumidor é traduzida em uma palavra que indica o sentimento positivo que ela estimula. Com isso, trabalha-se o conceito de que não se medem os bens comprados pelo valor, mas pelas emoções que provocam.
A campanha neste ano teve um começo muito impactante, com um filme que teve Pelé como protagonista. O segundo comercial é a continuação da nova assinatura do conceito Não Tem Preço, que demonstra como os cartões MasterCard multiplicam os momentos especiais na vida dos consumidoresR21;, afirma Beatriz Galloni, vice-presidente de Marketing da MasterCard para o Brasil e Cone Sul.
O filme Sorriso conta a história de uma garota que acaba de perder um dente de leite bem na parte da frente da boca e, por isso, tem vergonha de sorrir. Na sequência, seu pai a presenteia com um estojo de canetas coloridas. Quando a criança abre o estojo, descobre que falta uma canetinha, olha para o pai e percebe que ele pintou o dente da frente de preto, para também parecer banguela ao sorrir. O locutor, então, fecha o comercial com a frase Dividir um sorriso com sua filha: não tem preço.
Estratégia
A estratégia de marketing da MasterCard para este ano é trazer o Priceless para o dia a dia das pessoas. Através de estudos do público-alvo, dos arquétipos, da jornada diária, dos hábitos de leitura, de entretenimento, de compras e lazer, a MasterCard pretende entender o consumidor e dessa maneira, deseja estar presente nessa rotina, oferecendo benefícios tangíveis, que façam sentido na vida de cada um.
A MasterCard em conjunto com a WMcCann identificou perfis de consumidores, transformando-os em personagens que representam os públicos-alvo da companhia. A partir disso, são desenhadas as estratégias que definem os benefícios a serem comunicados para cada personagem. Cada um dos personagens possui sexo, idade, hábitos de compras, perfil pessoal, profissional e consumo de mídias distintos, completa Beatriz Galloni.
Benefícios
Para gerar vantagens relevantes no dia a dia dos consumidores, a MasterCard fortaleceu a plataforma promocional Surpreenda, que reúne uma série de parceiros como TAM Viagens, Teka, Black&Decker, Häagen-Dazs, Tramontina, Clinique entre outros.
O Surpreenda gera benefícios diretos para os usuários que pagam suas compras com os cartões da bandeira MasterCard. Para participar, basta cadastrar o cartão de débito ou crédito apenas uma vez no site www.naotempreco.com.br. Após o cadastro, cada transação, de qualquer valor, passa a valer um ponto. Os pontos podem ser trocados com os parceiros do programa: na compra de um produto com um parceiro, o consumidor leva outro igual
A MasterCard também possui uma outra segmentação dentro da plataforma, o Surpreenda Experience, que oferece benefícios exclusivos para usuários de cartões MasterCard Platinum e Black.
Além disso, a MasterCard investe em entretenimento com o MasterCard ShowPass, fruto da parceria com a Time For Fun (T4F), maior empresa de entretenimento para a América do Sul.
A nova tecnologia funciona da seguinte forma: ao realizar a compra do ingresso utilizando a tecnologia MasterCard ShowPass em um espetáculo da T4F, o usuário de cartões MasterCard pode optar, no momento da compra, por transformar seu cartão de crédito em ingresso, que será utilizado para a entrada no evento. Com o cartão MasterCard o consumidor tem o benefício de acesso exclusivo, com muito mais praticidade e conveniência.
O MasterCard ShowPass inaugura uma nova fase no entretenimento do brasileiro. A parceria com a T4F traz ao mercado um serviço inédito para quem frequenta shows e espetáculos. É muito mais segurança, conveniência e economia para os usuários dos cartões MasterCard, destaca Beatriz Galloni.
Ficha Técnica Filme
Título: Sorriso
Cliente: MasterCard
CCO: Washington Olivetto
Diretor de Criação: Tales Bahu
Redator: Leandro Lourenção
Diretor de Arte: Manu Mazzaro
Atendimento: Andrea Sanches, Ana Pallota, Luciana Sanches, Marcella Silva
Aprovação pelo cliente: Beatriz Galloni e Cristina Paslar
Mídia: Paola Frajdrach, Ana Beatriz Martini e Mariana Giudice
RTV: Paulo Moraes, Julia Seligmann
Produtora: O2 Filmes
Direção: Alex Gabassi
Produtora de Som: Tentáculo