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O desafio da Hertz

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Alugar um carro é mais fácil, barato e vantajoso do que se imagina. É com este mote que a Hertz Rent a Car, líder mundial em locação de automóveis, estréia nesta semana sua nova campanha publicitária. “Pelo fato de o hábito da locação de veículos não estar amplamente difundido no Brasil, muitos consumidores ainda acreditam que alugar um carro é algo inatingível, complicado e caro. Nosso objetivo é derrubar estes mitos e mostrar as facilidades e o custo-benefício da contratação do serviço”, explica Anna Flavia Vicentini, Gerente de Marketing da Hertz.

Criada pela Rangel.mbs, a nova campanha da Hertz está baseada nos resultados de uma pesquisa encomendada pela locadora à consultoria Zanchi Fairbanks. O estudo, que teve como objetivo conhecer os hábitos e atitudes do consumidor, concluiu que a locação de veículos nas viagens à lazer ainda não é prioridade por não ser vista como uma necessidade. A locação ainda está vinculada às viagens corporativas e a negócios. O cliente potencial não identifica o serviço como sendo para ele. Quando isso ocorre, a decisão de alugar um carro para uma viagem de lazer é emocional, impulsiva.


“A pesquisa identificou que as primeiras barreiras são geradas pelo próprio indivíduo através da distância emocional que ele cria entre o sonho de consumo e sua realidade financeira. O cliente potencial já entra na locadora constrangido por se sentir sem condições de adquirir o produto de seu sonho”, conta Anna Flavia. “O medo de não ter crédito com aquela locadora, de não ter condições de arcar com os custos adicionais caso não contrate a proteção e de não receber o tratamento esperado geram distanciamento e distorção na avaliação custo-benefício”, completa.

O estudo, porém, aponta que o mercado brasileiro – que cresce em média 10% ao ano, mas que conta com apenas 14,1 milhões de usuários – apresenta um grande potencial de crescimento. Isto porque não existe rejeição quanto à locação de automóveis e por haver o desejo por parte dos potenciais clientes em se tornarem clientes. Espontaneamente, os entrevistados na pesquisa declararam vantagens da locação na avaliação custo-benefício. As principais delas são a possibilidade de dirigir um carro novo e ter mais liberdade e conforto durante a viagem, além de não haver gastos com manutenção do carro e garantia de proteção do veículo e respaldo técnico da locadora contratada.


“A pesquisa aponta que quando os potenciais clientes experimentam a locação, eles comprovam as reais vantagens na avaliação custo-benefício. Entre elas está também o status proporcionado por alugar um carro com padrão superior ao seu nos quesitos de marca, modelo ou conforto. Isso também contribui com a criação de uma experiência positiva. Por isso investimos no mix de frota, com modelos de marcas nacionais e importadas, e contamos com parcerias com as montadoras para antecipar os lançamentos do mercado”, conta Hélio Netto, Diretor Comercial da Hertz.


A nova campanha da Hertz conta com nove anúncios voltados para o mercado de lazer e corporativo. Um dos anúncios para o consumidor final traz a mensagem “A vida pode ser mais fácil do que você imagina” e conta com a imagem de uma mulher à beira mar com uma feição que transmite prazer, tranqüilidade, bem-estar e satisfação. “Os anúncios trabalham conceitos como segurança, conforto, tradição, prazer, liberdade e confiança. Ou seja, apresentam pessoas de bem com a vida e transmitem despreocupação total, que é a mesma aspiração de quem viaja a lazer e quem aluga um carro a passeio”, explica Anna Flavia.


O anúncio destaca ainda o valor da locação de um veículo econômico com quilometragem livre e proteção já inclusas e traz no rodapé a seguinte descrição: Alugar um carro na Hertz é fácil e descomplicado. Em poucos minutos você está livre e com o carro nas mãos para aproveitar a sua viagem com muito mais liberdade. Ligue 4336 7300 na Grande São Paulo e 0800 701 7300 de outras localidades.

Já o anúncio voltado para o mercado corporativo faz a comparação entre a locação de um veículo e a utilização de um táxi. “Queremos mostrar que, ao utilizar um táxi, o executivo gera um custo maior para a sua empresa em relação ao aluguel de um veículo”, conclui Anna Flavia.

Para isso o anúncio traz a mensagem “Como será sua próxima viagem de negócios?” e apresenta as imagens de um táxi e um carro Hertz, ambas estampadas com o valor de R$ 75,00. A imagem do táxi é acompanhada das anotações ir e voltar de uma reunião, conhecer a fundo a vida do motorista e ouvir música que você não gosta. Já a imagem do carro Hertz é acompanhada das anotações ir e voltar da reunião, encontrar-se com parceiros de negócios e ir a um restaurante bacana depois de um longo dia de trabalho.

 

O anúncio é encerrado com a seguinte descrição: Inscreva-se no Programa de Contas Corporativas Hertz. Com o preço de uma ou duas corridas de táxi é possível alugar um carro na Hertz por um dia inteiro e aproveitar sua viagem de negócios com muito mais liberdade. Para sua comodidade, peça o Hertz Navegador – Sistema Completo de Navegação Via Satélite. Ligue 4336 7300 na Grande São Paulo e 0800 701 7300 de outras localidades.

 

Os nove anúncios serão veiculados durante todo o ano nas revistas Veja São Paulo, Veja Rio, Veja Salvador, Viagem e Turismo, Próxima Viagem, Viaje Mais, Revista Gol Linhas Aéreas, HSM Management, Panrotas Jornal, Panrotas Guia, Brasilturis e Folha do Turismo. Além disso, duas empenas serão instaladas em Campinas (SP) e a campanha contará com um filme para TV no segundo semestre deste ano.

 

O mercado de locação no Brasil e no mundo

 

Os Estados Unidos são o maior mercado de locação em todo o mundo, com um faturamento de cerca de US$ 20 bilhões em 2005. A frota americana é superior a dois milhões de veículos e existem mais de 25 mil pontos de locação no país. Já o mercado brasileiro cresce cerca de 10% ao ano. Em 2006, segundo o último levantamento da ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), registrou um faturamento recorde de R$ 3,17 bilhões, contra R$ 2,91 bilhões em 2005. O último levantamento apontou 14,1 milhões de usuários, um crescimento de quase 2 milhões em relação a 2005. Existem 1.952 locadoras espalhadas por todo o país e uma frota superior a 250 mil veículos.


A mais antiga do mundo

Fundada em 1918, nos Estados Unidos, a Hertz é líder em locação de veículos no mundo. Opera em mais de 150 países e em mais de sete mil e seiscentas localidades. No Brasil, possui 100 lojas – 35 em aeroportos -, está presente em 65 cidades e conta com uma frota de 13 mil veículos.

Em 1995, a Hertz consagrou-se por ser a primeira na utilização do Neverlost, sistema de navegação por GPS que indica ao motorista o melhor caminho a seguir, de um ponto ao outro, em cidades dos EUA. No Brasil, a empresa lançou em outubro de 2006 o “Hertz Navegador”, operando inicialmente em 26 cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

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