O que há por trás da enigmática arte Catrina

0

São rostos de mulheres, com algumas interferências: como maquiagem forte e simétrica, cabelo ornamentado de flores e passando a impressão de ser uma santa.

Ao procurar por uma inspiração de tatuagem em sites de busca, as primeiras imagens que surgem são de uma mulher bonita, elegante e de aparência intrigante. Estas artes são na verdade inspiradas na tradicional festa do “Día de los Muertos”, comemorada no México, onde as Catrinas, como assim são chamadas, têm um papel importante por seu significado político e social.

“Além de serem desenhos que representam o mistério da vida e da morte, as Catrinas exigem traços bem definidos e um tatuador experiente”, conta Daniel Couto, proprietário do estúdio de tatuagem ItattooClub. “Normalmente, são rostos de mulheres, com algumas interferências: como maquiagem forte e simétrica, cabelo ornamentado de flores e passando a impressão de ser uma santa”, explica.

Quem procura este tipo de arte quer se lembrar que a vida é como um “sopro” e que o destino final é a morte, independente da riqueza acumulada ao longo de sua vida. Por isso, o desenho significa que o tatuado deseja aproveitar a vida da melhor maneira possível.

Apesar de ser retratada em diversos estilos, o realismo é o que melhor se aproxima de um resultado impressionante. “Existem outras formas de representação das Catrinas, como no caso do Old School, que têm traços bem definidos e grossos, outros preferem desenhos mais modernos com cores vivas e chamativas. Neste caso, indicamos o estilo New School”, conta Daniel. Segundo ele, quando se busca uma tatuagem, o principal ponto não é se ater ao preço do desenho. “No caso das Catrinas, são desenhos que exigem muitos traços e ornamentos. Justamente por isso, indicamos que o tatuador seja especialista neste tipo de linha”, conta.

Día de los Muertos

Na cultura mexicana, esta data, que tem as Catrinas como um dos símbolos representativos, é comemorada com muito entusiasmo, diferente daqui no Brasil. A personagem, que originalmente é representada por um esqueleto, é cultuada com muita festa, músicas típicas e orações. Justamente por contrapor a tristeza da morte, o Día de los Muertos tem na Catrina o significado da finitude da vida e da eternidade da alma. O desenho mostra que a vida é uma passagem e que somos todos iguais, independente de credo, raça ou classe social.

No iTattooClub, é possível encontrar os melhores tatuadores de Catrinas do Brasil. Isso porque o estúdio tem atendimento rotativo, ou seja, diversos artistas passam por lá todos os meses e cada um é especialista em um estilo diferente. Datas, horários e orçamentos podem ser definidos via WhatsApp: (11) 98623-2991.

Share.

About Author

Comments are closed.