OS MÓVEIS EFICIENTES SEGUNDO O ITC BRASIL

0

O que fazer para mostrar que pessoas com deficiência são capazes de exercer sua profissão com a mesma eficiência que qualquer profissional, quando contam com o apoio adequado?. Em parceria com o designer Rodrigo Silveira e a marca Oppa Design,  o Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil) substituiu a perna de alguns móveis por uma prótese. Tudo isso para demonstrar que os móveis continuam sendo eficientes, mesmo com a prótese no lugar da perna original. As peças ficarão expostas nas lojas da Oppa em 7 cidades do Brasil, começando pela loja da Vila Madalena, em São Paulo. A ação é assinada pela Grey Brasil.

Segundo Suely Ferreira, gerente executiva do ITS BRASIL, no Brasil, as empresas são obrigadas a ter uma porcentagem de pessoas com deficiência nos seus quadros; porém os processos de seleção não têm sido dos mais adequados e, no final, quando colaboradores com alguma deficiência são contratados, nem sempre são vistos como profissionais competentes e capazes de realizar um trabalho de forma eficaz. “A metodologia do Emprego Apoiado é uma inovação que acredita nas potencialidades da pessoa com deficiência e não nas suas possíveis limitações. A aplicação dela permite a contratação e retenção no trabalho, porque atua compatibilizando os desejos da pessoa e as necessidades das empresas”, comenta.

De acordo com Rui Branquinho, VP de Criação da Y&R, a intenção dessa ação é provocar uma reflexão sobre o fato de que a deficiência não impede o profissional de ser tão bom colaborador quanto qualquer outro.

Para a Oppa, rede de móveis com design inovador que vem tendo um crescimento expressivo no mercado, essa é uma oportunidade de chamar a atenção para a causa por meio do design nas lojas. “Acreditamos que esse projeto de conscientização, cuidadosamente criado pela Y&R para o ITS Brasil, vem ao encontro dos valores da Oppa. Estamos muito felizes de apoiar um projeto de visibilidade como esse. Os ‘Móveis Eficientes’ estarão expostos nas lojas da Oppa e temos certeza de que vão chamar a atenção do público para essa questão”, diz Jefferson Nascimento, head de Marketing da Oppa.

Rodrigo Silveira, cuja trajetória tem como forte característica a opção pela atividade artesanal em móveis, diz que: “a iniciativa da campanha me tocou porque é capaz de causar um impacto positivo e sensibilizar o público para as potencialidades das pessoas com deficiência. É uma honra participar de iniciativas que promovam uma sociedade mais equalitária”.

Todas as empresas e pessoas envolvidas atuaram de forma voluntária nessa iniciativa.

O ITS Brasil é um instituto comprometido com a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, por meio da metodologia do emprego apoiado.

Como funciona:

Antes da contratação
• Elaboração do perfil vocacional e profissional do usuário do emprego apoiado.
• Busca e análise de postos de trabalhos adequados.
• Assessoria e apoio às empresas.

No posto de trabalho
• Instrução e apoio técnico ao usuário.
• Orientação e assessoria ao empresário e aos funcionários.
• Aprimoramento das habilidades sociais dos usuários.

Depois da contratação
• Desenvolvimento das ações de apoio à manutenção do posto de trabalho.

Quer saber mais sobre o emprego apoiado? Clique aqui.

Share.

About Author

Comments are closed.