A partir de hoje, 18, a capital paulista recebe a 40ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), que comemora 20 anos de existência e acontece até 23 de outubro no Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera. O evento aponta as principais tendências do universo da moda no país e coloca o mercado paulistano em evidência, já que também há repercussão internacional dos desfiles.
Na última edição de pesquisa realizada pelo Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de pesquisas e inteligência de mercado da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), levantamento inédito realizado com 12 estilistas que promoveram desfile do SPFW trouxe informações relevantes desse setor.
- Dos entrevistados, 80% tinham a marca sediada na cidade de São Paulo, considerada importante para a moda brasileira pelos seus negócios, atraindo visitantes de todas as partes.
- 56% deles empregam micro e pequenas empresas, em segmentos de têxteis e confecções (36%), couro (22%), calçados (22%), gemas e jóias (14%)
- A maioria dos estilistas exporta seus produtos (70%) para países como Japão, Grécia, Estados Unidos, outros da Europa e região do Oriente Médio (Dubai).
- 50% das marcas pesquisadas atingem faturamento superior a 30% com a SPFW. A outra metade registra patamares de até 10%.
- Os principais impactos que o evento gera no trabalho dos estilistas são: promoção da marca, aumento do número de colaboradores, do volume de vendas e da produção – todos (100%) os pesquisados confirmam a influência do SPFW no seu trabalho.
“O São Paulo Fashion Week é o principal evento de moda do país e está entre os mais importantes do mundo. Além disso, é um incentivador deste segmento da economia criativa paulistana e atrai pessoas de todo o mundo para a cidade, estimulando o turismo”, afirma o secretário municipal para Assuntos de Turismo, Salvador Zimbaldi.