Schramsberg Vineyards, primeira casa de vinho espumante de artesanato da América do Norte, nos Estados Unidos, celebra o seu 50º aniversário ao longo de 2015. Em 1965, Jack e Jamie Davies iniciaram a produção de espumantes na adega Schramsberg, propriedade originalmente fundada em 1862 pelos imigrantes alemães Jacob e Annie Schram. A intenção que moveu o casal foi a de criar o primeiro vinho espumante norte-americano de uvas Chardonnay e Pinot Noir – utilizando fermentação em garrafa, assim como é feito na famosa cidade francesa de Champagne.
Numa altura em que haviam apenas 22 vinícolas em Napa Valley e menos de 500 hectares de vinhas plantadas, eles decidiram combinar a Califórnia Chardonnay com a Pinot Noir. Jack e Jamie se propuseram a fazer vinho espumante no verdadeiro estilo “methode traditionelle”. Foi a primeira vinícola norte-americana a produzir um Blanc de Blancs em 1965, seguido por um Blanc de Noirs, em 1967. Agora, 50 anos depois, seu filho Hugh Davies, que nasceu no mesmo ano, está imprimindo uma nova gestão visando resgatar essa trajetória de sucesso e manter o selo Schramsberg como de mercado.
“Para olhar o quão longe chegamos desde os primeiros Blanc de Blancs em 1965 para onde iremos agora é uma ótima maneira de reafirmar as sólidas bases do negócio, diz Hugh Davies, vintner da segunda geração da Schramsberg Vineyards. “Mas eu tenho que lembrar que isso não aconteceu durante a noite. Levou anos de dedicação alida à visão do meu pai e o empenho de várias gerações de famílias, amigos e empregados para chegarmos a este ponto. É um privilégio ser capaz de celebrar este ano o amor e paixão daqueles que fizeram Schramsberg o que é hoje “.
A propriedade vinícola Schramsberg está sediada em encostas densamente arborizadas da Diamond Mountain, algumas milhas ao sul da cidade de Calistoga, e abriga mais antigas vinhas das encostas de Napa Valley. A propriedade totaliza 218 hectares, com 43 hectares plantados com vinhas. Embora inicialmente a vinícola trabalhasse com Chardonnay e Pinot Noir da propriedade no Napa Valley para produzir seus vinhos espumantes, Schramsberg se expandiu e melhorou sua gama de vinhas para incluir mais de 100 locais de clima frio em todo os campos da região, incluindo Anderson Valley e ao longo das encostas de Sonoma e Marin. A partir de 1990, a vinícola começou a replantar o Cabernet Sauvignon em sua propriedade.
A casa vitoriana original da família J. Schram, erguida em 1889, também foi cuidadosamente restaurada pela família Davies, e Hugh, sua esposa Monique e seus três filhos, residem lá hoje. A adega, o celeiro e as caves permanecem praticamente inalteradas desde o século 19. Originalmente, começando na década de 1870, mais de 10.000 pés quadrados de caves foram escavadas à mão na rocha vulcânica por trabalhadores chineses. Túneis adicionais foram construídos ao longo dos últimos 50 anos, fornecendo 34.000 pés quadrados de armazenamento subterrâneo ideal para o envelhecimento das garrafas de espumante de Schramsberg.
Em 1972, Schramsberg desempenhou o seu primeiro papel na história do mundo, quando seu Blanc de Blancs foi servido pelo presidente Nixon no famoso “Toast to Peace” (brinde da paz) com o comandante chinês Zhou Enlai. Esta foi a primeira vez que um vinho da Califórnia foi servido por um presidente dos Estados Unidos no cenário mundial. A cobertura da mídia para este momento histórico não só destacou a marca Schramsberg, mas foi um catalisador inicial para a atenção que se seguiria para vinhos produzidos em Napa Valley e na Califórnia. Vinhos espumantes de Schramsberg passaram, assim, a serem servidos em cerimônias oficiais dos Estados Unidos desde então.
Hoje, Hugh com a sua família e equipe, sem dispensar a consultoria de veteranos, estão determinados a produzir o produto lançado há 50 anos dentro das mesmas características, almejando o sucesso da iniciativa e incorporando à tradição a inovação e a sustentabilidade em todas as suas práticas. Schramsberg Vineyards está comprometida a, mais uma vez, pressionar pela qualidade do produto dessa região: vinhos espumantes de classe mundial neste ano em que completa 50 anos e lança também uma série especial de seus famosos espumantes.