A SEGURANÇA DA SUA CASA NA TELA DO CELULAR

0

Totalmente inspirada num mundo onde avança a internet das coisas, a Grey criou o wifialarm, um produto inovador que agrega uma funcionalidade extra para a tecnologia wi-fi dentro de nossas próprias casas e pequenos negócios. Trata-se de uma ferramenta que transforma o sinal de wi-fi num simples e eficiente sistema de segurança quando se está fora. Se houver algum movimento estranho no interior do imóvel, o produto detecta e envia um push notification para o smartphone do proprietário ausente automaticamente, por meio de um app que controla o sistema de maneira remota.

 

A ideia de possibilitar um sistema de segurança sem o alto custo dos módulos convencionais surgiu ao se cruzarem de forma inédita dados sobre os domicílios brasileiros disponibilizados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística): nos centros urbanos do País, apenas 4,9%* das residências e pequenos negócios contam com algum tipo de sistema de segurança. No entanto, esse percentual é mínimo quando comparado à quantidade de imóveis que possuem sinal próprio de wi-fi: 66%**.

 

Todo o ferramental foi desenvolvido pelo departamento de inovação da Grey, em parceria com desenvolvedores brasileiros e americanos. De acordo com Rodrigo Jatene, CCO da agência, “a iniciativa visa a democratizar os sistemas de segurança em residências e pequenos negócios, já que entrega uma solução ao mesmo tempo eficaz e barata”. “O fato de criarmos uma tecnologia que as pessoas gostariam de ter a partir de algo que elas já têm faz do wifialarm uma solução que, apesar de supertecnológica, é extremamente simples e acessível”, completa Marcia Esteves, COO da Grey.

 

O wifialarm está em fase beta. O cadastro para pré-venda do app é feito pelo sitehttp://wifialarm.org/, para que os interessados sejam os primeiros informados quando o novo produto chegar ao mercado.

 

Como funciona

O sinal wi-fi é uma onda de alta frequência que percorre o ambiente e atravessa as paredes. Quando ocorre algum movimento, o padrão dessa frequência muda. Em outras palavras, todo roteador pode ser usado para se tornar um eficiente detector de movimentos – e de invasores.

O funcionamento do wifialarm é bastante simples: só é necessário um sinal wi-fi ao qual o usuário tenha acesso e um smartphone.

Uma vez sincronizados, o wifialarm cria uma linha de visão com o roteador wireless, detectando qualquer movimento que aconteça entre os dois pontos.

Para aumentar a área de funcionamento e delimitar o perímetro de proteção com total precisão, basta adicionar repetidores de sinal wi-fi ao sistema. Também é possível instalar uma caixa de som wireless à equação.

Quando um potencial invasor é detectado, o sistema dispara um aviso para o celular do proprietário imediatamente, junto a um número de emergência, de discagem rápida, definido por ele ao instalar o equipamento.

 

Algumas funcionalidades:

 

– Calibragem para ignorar pequenas interferências: movimentos como os causados por cães e gatos são ignorados para evitar falsas ocorrências;

– Alarme sonoro que afugenta possíveis ameaças: alto-falantes podem ser acoplados ao sistema, emitindo um som de alerta ou qualquer outro áudio que o proprietário queira configurar, sempre que um movimento for detectado;

– Segurança onde realmente importa: por meio de repetidores de sinal, o usuário pode delimitar o perímetro de funcionamento para que o movimento dos vizinhos não produza alarmes falsos;

– Performance que garante tranquilidade: quando algum movimento é detectado dentro da área delimitada, é enviada uma notificação para o celular do proprietário em milésimos de segundo;

– Instalação simples e intuitiva: instalar o wifialarm é muito simples e leva menos de cinco minutos, bastando plugá-lo na fonte de energia, baixar o app e seguir as instruções.

 

*Fonte: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2009 – Suplemento “Características da vitimização e acesso à justiça no Brasil”.

**Fonte: Pesquisa TIC Domicílios e Usuários 2014.

Share.

About Author

Comments are closed.