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SUPER BOWL: US$ 4,5 MILHÕES POR 30 SEGUNDOS

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O Super Bowl, decisão da Liga de Futebol Americano dos EUA, a NFL, é um dos cases de marketing esportivo de maior sucesso e possui o segundo mercado publicitário mais caro no mundo. Em 2015, a veiculação de uma propaganda de 30 segundos durante o intervalo do evento, que neste ano será realizado em 1º de fevereiro, custará US$ 4.5 milhões.

 

Não é apenas nos Estados Unidos que o futebol americano faz sucesso. No Brasil, segundo pesquisa do IBOPE Repucom, 3,6% da população afirmou ser fã da modalidade no último ano, um número três vezes maior em relação a 2013, quando 1,2% fizeram a mesma afirmação.  Este aumento representa a existência de mais de 3,3 milhões de interessados pelo esporte no país.

Para José Colagrossi, diretor executivo do IBOPE Repucom, o crescimento de fãs brasileiros pode ser explicado, principalmente, por dois motivos: o aumento do número de assinantes de TV por assinatura e o fato de jovens adultos preferirem esportes que promovam a satisfação instantânea, como é o caso do futebol americano, que possui jogos intensos e de muita estratégia.

“Este maior interesse internacional, inclusive do Brasil, pela liga e pelo esporte oferece várias oportunidades para marcas e detentores de direitos que têm interesse em entrar em uma modalidade que está emergindo globalmente, mas que, ao mesmo tempo, já é bem sucedida”, conclui o executivo.

Sobre o IBOPE REPUCOM
Especialista em pesquisa de marketing esportivo e patrocínio, o IBOPE Repucom oferece soluções que permitem, dentro do segmento esportivo, o monitoramento de ações em eventos, planejamento de anunciantes de mídia, estudos analíticos sobre comportamento e consumo esportivo e outros indicadores de performance para mensurar o retorno de campanhas e ações.

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