SUVINIL E AS CORES DO BRASIL

0

A Suvinil, marca de tintas da BASF e líder de mercado no segmento premium, fez uma pesquisa sobre a preferência do brasileiro pelas cores.

Chegou a algumas conclusões que vão pautar suas ações em 2015. No Sudeste, por exemplo, predominam nas casas e apartamentos as cores aparentemente neutras e intensas, entre os tons de azul, cinza e bege. Para o fabricante, essa opção sobretudo dos paulistas traduz a diversidade de características e costumes da região.

Os tons de azul Curaçau Blue e Arara Azul, o bege Capoeira, o amarelo Gengibre e o cinza Chuva de Prata, da Suvinil, aparecem entre as cores mais vendidas nessa região. Como o clima do Sudeste é tropical, mais perceptível no litoral das baixadas capixaba e fluminense, os tons de azuis e o amarelo remetem aos dias claros da faixa litorânea, como mostra foto que ilustra essa pesquisa, com ambiente criado pelos especialistas em tons da Suvinil. No interior e nas serras, a altitude faz com que as temperaturas caiam, formando o chamado clima tropical de altitude. É o caso das cidades turísticas de Campos do Jordão (SP) e de Ouro Preto (MG), conhecidas por suas fachadas brancas em contraste com tons terrosos, no caso da primeira, e de colorido intenso, na segunda.

O levantamento mostra ainda que no Nordeste, onde o clima é mais quente, o amarelo e o vermelho tiveram destaque, no sul do Brasil o resultado foi inverso. Com o tempo frio e chuvoso, tons mais neutros, como o Inox e o Capoeira são os mais vendidos pela fabricante.

Não há dúvidas de que o Nordeste é mais colorido e multicultural. O carnaval do Recife é uma prova viva dessa mescla de cores e matizes, assim como a Bahia de Todos os Santos e de São Salvador e a rica e musical diversidade de seu povo.

Share.

About Author

Comments are closed.