A acirrada disputa entre as redes de lanchonetes americanas tem sido responsável por criações cada vez mais ousadas na publicidade e propaganda. E Taco Bell entrou com tudo, numa superprodução criada pela agência Deutsh Los Angeles, em que combate a ditadura do líder McDonald’s. O filme encontra no universo “orwelliano”, neologismo criado pelo próprio escritor George Orwell para definir qualquer prática social autoritária ou totalitária para mostrar a falta de criatividade na alimentação do concorrente McDonald’s, a República da Rotina.
Eric Arthur Blair (1903-1950) que entrou para a estante dos clássicos da literatura mundial como George Orwell foi a fonte de inspiração da investida de Taco Bell contra a ditadura do McDonal’s, líder de mercado nos Estados Unidos e com presença global. O filme mostra uma sociedade cinza, totalitária comandada por palhaços, alguns com bigodes remetendo ‘a figura do soviético Stalin. Nessa sociedade, todos são obrigados a comerem o mesmo sanduíche, a refeição preparada pelos palhaços sem muita originalidade e cor. Mas, eis que dois jovem se rebelam e conseguem fugir desse mundo escuro. Acabam por encontrar um mundo colorido e de diversidade de sabores, claro que os oferecidos por Taco Bell.
É o tipo de comercial de grande impacto e com imagens fortes para mostrar que o mundo é cheio de opções mais divertidas e que as pessoas precisam quebrar a rotina e experimentar o novo, derrubar, portanto, a República da Rotina. Agora, é aguardar a resposta do líder que também tem sido atacado por outros concorrentes como Burger King e KFC, numa acirrada disputa pelo mercado fast-food.
O cartaz da campanha faz esse convite.