A agência Plan B buscou inspiração na rede social Tinder para estimular a doação de médula óssea em ação para a organização não-governamental (ONG) Força do Bem que integra o projeto 5 ml de Esperança, que pretende ampliar o número de pessoas no Brasil cadastradas para a doação de médula óssea já que a maior dificuldade de pacientes com leucemia e outras doenças do sangue é a de encontrar um doador compatível.
Ao simular um Tinder gigante, num ambiente descontraído, frequentado por jovens, a agência Plan B procurou mostrar as dificuldades que enfrentam os pacientes, que necessitam de médula óssea para sobreviverem, em encontrar um par perfeito, portanto compatível. Com essa ação, a ONG Força do Bem busca reformular a sua comunicação com o objetivo de conscientizar os mais jovens sobre a importância desse gesto na vida das pessoas, na de quem doa e na de quem recebe.
De acordo com as estatísticas atuais, a chance de um paciente encontrar um doador compatível é de 1 em 100 mil. Quanto mais doadores cadastrados, maiores são as chances, portanto, dessas pessoas. “É muito difícil sensibilizar as pessoas para a doação. Precisávamos de uma ideia tocante e que fizesse todos refletirem sobre a dificuldade que é encontrar um doador compatível e, assim, estimular os cadastros’, diz o sócio-diretor da Plan B, Daniel Negreiros, para explicar como chegaram ao Tinder, onde milhares de pessoas procuram, todos os dias, o seu par ideal, o par perfeito.
A espera de um doador, segundo pacientes, é sempre angustiante e, muitas vezes, os primeiros testes apontam compatibilidade, mas depois revelam, mais detalhadamente, incompatibilidades. Daí a importância de cadastros cada vez maiores de doadores, capazes de realmente salvar vidas. Ao chegar aos mais jovens, com iniciativas como esta, a intenção é ampliar o número de cadastrados, facilitar os processos e salvar vidas. Uma bela iniciativa.