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UM ÚNICO CLUBE, DUAS ESTRELAS, UMA ÚNICA NOITE - Revista Publicittà UM ÚNICO CLUBE, DUAS ESTRELAS, UMA ÚNICA NOITE - Revista Publicittà

UM ÚNICO CLUBE, DUAS ESTRELAS, UMA ÚNICA NOITE

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O paulistano Washington Olivetto é o primeiro não anglo-saxão a entrar para o restrito Hall da Fama de criativos da organização norte-americana The One Club, que promove o One Show Award e o Creative Week, referências do mercado publicitário global. E se Olivetto agora figura ao lado de grandes nomes como David Ogilvy, Steve Jobs, Joe Pitka e Dan Wieden, o baiano Nizan Guanaes foi o convidado de The One Club para falar na noite de ontem, dia 2 de fevereiro, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, sobre Olivetto e a publicidade brasileira já na condição de membro do Board Internacional do The One Club. É a primeira vez, desde 1976, que a poderosa organização cria um board internacional .
Foi uma noite de festa, regada a champanhe e a sorrisos, trocas de gentileza e visão de futuro, certeza de que o Brasil e sua publicidade hoje são maiores que ontem e poderão ser gigantes amanhã. Nizan Guanaes, que acaba de ser anunciado membro do Conselho Criativo Global da WGSN, empresa especializada em inteligência de negócios, para 2015, ressaltou a importância do criar e do fazer para o outro não apenas para si. Esse criar que o levou a deixar a Bahia de Todos os Santos e de São Salvador para aportar no Rio, na Artplan, a agência de Roberto Medina, e criar o slogan de Vem para Caixa, você também. E ele veio, mas para São Paulo.

Foi aí que os destinos de Nizan Guanaes e Washington Olivetto se cruzaram, na DPZ, uma agência ícone da publicidade brasileira, onde Olivetto formava dupla com Francesc Petit, o P que havia se juntado com o Z de José Zaragoza e o D de Roberto Duailibi para fazerem publicidade de verdade, não mais reclames para jornais e rádios, repetidos na televisão sem grandes orçamentos. Mudaram o fazer e o criar, conquistaram leões em Cannes, os domaram e fizeram anunciantes abrirem a carteira seduzidos por terem suas marcas mais fortes e mais admiradas. Nizan, curioso, bom redator que carrega a cultura popular nas veias, logo se aproximaria de Olivetto.

E logo deixariam a DPZ em direção à primeira W de Olivetto, ancorada pela GGK, que depois se tornaria W/Brasil e hoje é a WMcCann. A amizade, o criar juntos, construir juntos, não duraria muito, pois assim como Olivetto construía seu império, Nizan sonhava com o seu. A oportunidade surgiu por meio do apoio de investidores para a compra da marca DM9, de Duda Mendonça, onde esse baiano ousado e que fora cheiinho, apesar da altura de quase dois metros, havia estagiado em Salvador.

Cada um, a seu modo, então concorrentes, criariam seus impérios e mudariam seus estilos de pensar, ou talvez não porque já faziam parte do DNA de ambos. Olivetto como bom corintiano fincou raízes na paulicéia, fazendo amigos, tomando chope e comendo as famosas coxinhas do popularíssimo Frangó da Freguesia do Ó. Nizan,como todo baiano filho de Xangô, tinha necessidade de espalhar seu império, construir seus castelos,conquistar o mundo. Dizem que filho de Xangô tem várias casas e, se é lenda, Nizan tratou de torná-la realidade. Foi ampliando seu poder, comprando agências, buscando espaço em outros mercados que ele cresceu e constituiu o Grupo ABC, dono de agências como DM9DDB, Loducca, Africa, Pereira O’Dell e tantas outras, pois a lista é enorme.

Hoje, cansados de tantas batalhas nem tanto, mas realizados, se voltam para aquela essência, talvez do que foram no passado e podem olhar para o retrovisor do tempo e afirmarem, sem risco de erro, que chegaram lá. Olivetto com a simplicidade que empresta elegância e a sua nobre paciência dos que estão sempre dispostos a participarem das grandes causas. Foi assim ao sonhar com a República Democrática do Corinthians ao lado do nosso Dr. Sócrates, jogador inesquecível e de enorme caráter. Já Nizan, sempre a mil por hora, ansioso por conquistar novos espaços e novos mercados, começa a andar em pistas mais seletivas, mais devagar para ver mais longe, o detalhe. Não come mais desesperadamente os Donuts que anunciou no passado, agora os saboreia e terá na nova missão que assume oferecer suporte a quem está começando e que pode inovar no mercado. É essa a missão da WGSN, que reúne grandes nomes globais da comunicação e do conhecimento em prol da transmissão desse mesmo conhecimento.

Olivetto está no Hall da Fama, Nizan chegará lá, mas antes terá de abrir alas para os que estão sonhando criar seus castelos. Ele já construiu muitos. Olivetto tem o seu e o deixa de portas abertas. Quem esteve ontem à noite na festa do The One Club para comemorar o ingresso de Olivetto no hall da fama, como o publisher da Revista Publicittà, Daniel Petit,  garante que o melhor de tudo foi vê-los juntos, sorridentes, realizados. Os caminhos que um dia se cruzaram, que promoveram a união e também a ruptura, voltam novamente a se encontrar na larga Avenida Brasil da Publicidade e Propaganda, sem paralelas.

Olivetto antes de ingressar no Hall da Fama, no sugestivo Gotham Hall, em Nova York, na noite do dia 30 de janeiro de 2015, compartilhou sua vida com jovens empreendedores a convite do Endeavor Brasil, um breafing daquilo que iria dizer em Nova York e que repetiu de forma mais resumida na noite de ontem. São histórias não de super-heróis ou super-homens como os de Gotham City, mas de pessoas que têm talento de fato e podem e devem fazer do Brasil um país melhor transmitindo exatamente isso que Olivetto fez: a história de sua vida. São essas histórias que estimulam a criação. Aliás, criatividade, Olivetto e Nizan têm de sobra e boas histórias também.

Parabéns ao The One Club por criar uma dupla de azes, imbatível essa dupla. Um único clube, duas estrelas, uma única noite.

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