Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
YES!. CLODOALDO, UM BRASILEIRO - Revista Publicittà YES!. CLODOALDO, UM BRASILEIRO - Revista Publicittà

YES!. CLODOALDO, UM BRASILEIRO

0

Com a missão de ofertar ensino de qualidade para adolescentes e jovens, Clodoaldo Nascimento tem um lema: “educação é para todos.” O presidente da Yes! – rede de franquias de idiomas– trilhou um longo caminho até atingir mais de 150 escolas em todo o Brasil: chegou a perder 20 unidades de uma vez só.

Tímido, nunca se imaginou na linha de frente de vendas de uma empresa.“Achava que só iria conseguir vender para quem já queria comprar”, diz. Um ano antes de entrar para a Yes!, Clodoaldo teve seu primeiro contato como vendedor de cursos de inglês, em 1988. “Não estava rendendo como os demais, achava que não tinha perfil e pedi demissão”, conta. “Mas meu gerente negou minha saída e disse que eu tinha, sim, aptidão. Ele investiu em mim, me levou a campo para mostrar como deveria ser minha abordagem com o público”, afirma. “Fiquei encantando ao ver como ele era bom vendendo. A liderança dele foi crucial para mim porque a partir daquele dia passei a enxergar as vendas com outros olhos.”

Daquele dia em diante, Clodoaldo assumiu uma nova postura – seguindo os conselhos do seu chefe – e não demorou a aparecerem os primeiros resultados. Logo, outras redes o reconheceram como um bom vendedor e fizeram convites de trabalho e, entre elas, a Yes!, onde entrou também para a linha de frente de vendas da marca, mas em pouco tempo se tornou gerente.

“Não vendemos um produto palpável, vendemos sonhos: de conseguir um emprego melhor, de morar fora, ou simplesmente de entender um filme ou uma música”, ressalta Clodoaldo. “Apresentamos aos alunos (e futuros alunos) o que um novo idioma vai agregar à vida deles.”

Em pouco tempo, passou a gerenciar algumas escolas do Rio de Janeiro e, depois, adquiriu suas próprias unidades. O caminho trilhado dentro da marca o levaram a assumir a presidência em 2004. “Com a morte do fundador, as herdeiras optaram por vender a operação”, lembra. Na época, Clodoaldo tinha seis escolas.

Após assumir a presidência,em 2006, Clodoaldo formatou a rede para se enquadrar nas regras do franchising e a Yes! passou a fazer parte da Associação Brasileira de Franchising (ABF). “Esse foi nosso momento mais difícil pois tivemos desistências de vários franqueados – chegamos a perder 20 unidades porque muitos não queriam se adaptar à nova realidade”, lembra. “Investi no que acreditava ser o melhor para a rede e hoje 30% dos nossos franqueados têm mais de cinco anos de casa e mais de uma escola”, analisa.
Gestão próxima da operação

Com 50 mil estudantes, o sucesso da Yes! é o reflexo direto da gestão iniciada há mais de uma década. “Dou a palavra final sobre todos os novos pontos comerciais da rede. Aprendi que os famosos ‘4Ps’, na verdade, são: ponto, ponto, ponto e ponto”, afirma Clodoaldo Nascimento, que tem como meta visitar cinco escolas por mês para verificar como estão as operações. “A Yes! é a minha paixão. Quero que ela esteja entre as cinco maiores escolas de idiomas do Brasil”, afirma. “Hoje, estamos entre as dez maiores.”

Além disso, sob sua batuta, a Franqueadora da Rede Yes! passou de cinco a cem funcionários – e os professores e os coordenadores pedagógicos são reciclados e capacitados a cada seis meses. “Somos responsáveis pelos sonhos de famílias, que muitas vezes dispõem do capital guardado de uma vida inteira para investir em uma franquia. Isso significa que não podemos errar e temos que fazer valer esse voto de confiança”, ressalta Clodoaldo Nascimento.

Sobre a Yes!

Fundada em 1972, a Yes! oferece cursos de inglês e de espanhol focando no ensino interativo e dinâmico. A rede, que tem mais de 150 escolas no Brasil, desenvolve aulas especialmente a crianças, adolescentes e adultos – inclusive àqueles que precisam aprimorar o vocabulário para business. Em 2014, a marca faturou R$ 32 milhões e estima crescer 25% em volume de negócios neste ano.

Também em 2014, a Yes! recebeu o Selo de Excelência da Associação Brasileira de Franchising – Regional RJ (ABF-RJ) e foi eleita por duas vezes como a melhor franquia de idiomas o Brasil pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. O presidente da marca, Clodoaldo Nascimento, é Diretor de Cursos e Eventos da ABF do Rio de Janeiro.

Share.

About Author

Comments are closed.