#AgênciadepublicidadeFOBIA

0

Por Helisson Schiavinato*

Um amigo assumiu um posto de uma importante multinacional, o outro de uma empresa varejista de médio porte e o terceiro abriu uma empresa pequena de serviços. O que eles têm em comum e uma boa parte do mercado também? O terrível medo de contratar uma agência de publicidade! Medo é pouco, é PAVOR mesmo!!!

Os motivos não faltam: preço, custo, função, pagar as comissões, resultados, falta de transparência, valores de produção absurdos, com prêmio, sem prêmio, diretor de criação chato, engolir TV aberta sem defesa, etc…

Mas, recentemente, tive acesso a uma pesquisa que demonstrou o ponto principal dessa decidofobia: o medo de tomar decisões. A contratação errada do tipo de agência de publicidade.

Aqui é onde mora o problema e em partes conseguimos visualizar e entender o movimento de algumas empresas de internalizar suas ações publicitárias, mais conhecidas como “House Agencies”.

Mas não quero entrar nesse assunto hoje, vamos manter o foco. A pergunta é: “como aumentar a chance de efetuar uma boa escolha?”

Vamos ao básico, porém, essencial para essa decisão: 

1 – Verificar se a agência é certificada pelo CENP, que certifica a qualidade técnica da agência de publicidade, assegurando que ela tenha estrutura física e de pessoal compatível com o mercado no qual atua, inclusive quanto ao uso competente de pesquisas de mídia. Isso é básico do básico. O CENP não serve só para a compra de mídia, mas sim para atestar a qualidade técnica.

2 – Confirmar se a agência é filiada ao Sinapro ou ABAP: isso demonstra o alinhamento e competitividade ética no mercado que atua.

3 – Verificar as estruturas físicas, burocráticas e fiscais: equipe contratada em regime CLT, política de transferência de direitos autorais e de sigilo; certidões negativas de débitos (municipais, federais, etc); softwares e banco de imagens legalizados (quem contrata serviço com uso de “softwares piratas” entra no pacote como cúmplice); política de atendimento, operação, contratação transparente de terceiros e pesquisa de mídia; conhecer pessoalmente a estrutura da agência, visitar de maneira informal e de preferência sem aviso prévio.

Pronto! Dessa forma, você já deu uma boa peneirada. Agora temos dois caminhos a seguir:

1 – Apresentação de cases

Efetuar a escolha por apresentação de trabalhos e seus resultados. Após a apresentação, entre em contato com os clientes apresentados nos trabalhos e pergunte de forma direta se eles indicariam a contratação da agência.

A dica aqui é: “Escolher a agência pelo tamanho do seu volume de negócios. Nada adianta contratar a maior agência do Estado se você vai ser a menor conta da casa. O contrário também, uma grande demanda para um agência pequena levará à exaustão, mesmo sendo ótimo o valor.”

2 – Concorrência

Isso mesmo, colocar a turma na “Cúpula do Trovão”, mas não cometa a indiscrição de pedir para as agências trabalharem de graça.

Na Tabela SINAPRO/PR existe o valor referência para esse tipo de situação, seja ético e remunere as agências apropriadamente. Informe o tamanho da sua conta: valores, quantidade de campanhas e peças. Tenha no briefing a obrigatoriedade de que a equipe que fez o job teste é a equipe que vai lhe atender no contrato. Você ainda não tem orçamento definido? Então pare tudo, obtenha essas informações e continue o processo. Esses dados são extremamente importantes.

A dica aqui é: “Faça um briefing claro de campanhas habituais, não venha com uma super campanha se nunca vai colocar na rua e não peça mais que cinco peças. Trate todos de forma igual – como o processo será pago, convide no mínimo duas e no máximo cinco agências. Monte um cronograma, compartilhe as datas e dê o retorno do resultado aos participantes ao mesmo tempo.”

Observação importante: eu gosto da “Apresentação de Cases” como escolha. Considero mais efetiva e menos burocrática. Todas essas sugestões e opiniões são pessoais. Espero ter ajudado com esse resumo como escolher uma agência. Mais informações nos sites http://www.sinapro.org.br ; http://www.cenp.com.br ; http://www.abap.com.br e http://www.fenapro.org.br

Leitura obrigatória: GUIA DE MELHOR PRÁTICA – Fenapro e ABA: http://fenapro.org.br/images/stories/guia-melhor-pratica2014.pdf

 

*O autor é presidente do SINAPRO/PR (Sindicato das Agências de Publicidade do Estado do Paraná), co-founder and Chief Executive Officer da IMAM Publicidade

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP