AMPRO E FGV PELO EMPODERAMENTO FEMININO

0

A Associação de Marketing Promocional – AMPRO, juntamente com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) anunciam parceria para o lançamento do curso “Gestão para Mulheres”, para estimular o crescimento e desenvolvimento profissional de executivas do Live Marketing, um dos segmentos da comunicação que mais crescem no Brasil. Previsto para início em abril, o curso terá turmas mensais em São Paulo e em outras sete cidades: Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Recife, onde há representação da AMPRO.

 

Entre os temas abordados pelo curso estarão competências comportamentais, estratégias para reconhecimento, ferramentas digitais e networking. “O conteúdo tem como pretensão provocar, criar consciência, instigar e indicar caminhos para o sucesso das participantes, com pauta pré-definida e já testada pela FGV”, informa a presidente do Comitê Women Empowerment da AMPRO, Silvana Torres. As aulas serão ministradas pela coordenadora NEOP Maria José Tonelli e  pela fundadora da Rede Mulher Empreendedora, Ana Fontes, que também é docente na FGV e conselheira do Comitê.

“Vivemos a era das mulheres, elas são mais de 52% da população mundial, mas não estão representadas nos ambientes de poder, como liderança das corporações, políticas, entre outros. De outro lado, pesquisas apontam que empresas lideradas por mulheres ou com equidade de gênero são mais lucrativas do que as conduzidas somente por homens. Capacitar as mulheres para viverem nestes ambientes, entendendo suas forças e fraquezas, é de fundamental importância. O curso Gestão para Mulheres tem o propósito de abrir caminho para a introdução do tema, tratando dos estilos de liderança, ferramentas digitais e networking”, comenta Ana Fontes.

Após a conclusão do curso, as turmas serão monitoradas pela diretoria do Comitê da AMPRO a cada seis meses, por meio de entrevistas, para acompanhamento dos resultados e incentivo a novas alunas.

O Live Marketing é um dos mercados com maior presença de mulheres. Dados estatísticos recentes demonstram que enquanto no mundo corporativo o percentual de mulheres na liderança chega a apenas 7%, este número aumenta para 15% no Live Marketing. “A proporção homem/mulher no Live Marketing já é de 50/50, o que é exatamente o foco do mundo corporativo em geral, daí a grande importância de considerarmos o empoderamento dessas executivas para contribuir com o crescimento do setor”, afirma Silvana Torres.

O Comitê Women Empowerment foi lançado no final de 2015 pela AMPRO, inspirado pelo envolvimento de Silvana Torres com o assunto depois que sua agência, a Mark Up, foi convidada para assumir a comunicação de um projeto de diversidade da Whirlpool. “Mergulhamos no assunto e descobrimos dados assustadores, que nos deram a noção da dificuldade que as mulheres ainda enfrentam no mercado de trabalho. Estas informações, juntamente com a participação do Programa Mundial  Winning Women, da EY, do qual também faço parte, nos trouxeram subsídios para criar o Comitê”.

Sob a liderança de Silvana, a execução das atividades é acompanhada também por Ana Fontes e por Adriana Carvalho, responsável  pela ONU Mulheres, que aceitaram o desafio e se tornaram conselheiras do grupo, além de Ana Paula Andrade, General Manager da Marco Consultoria, e Dilma Campos, CEO da agência Outra Praia, como diretoras. Também fazem parte como membros do Comitê Katia Braga, gerente RH da Mark Up; Carla Regente, diretora de RH e Logística da Agência UM; Paola Bastos, Gestão de Pessoas na Aktuellmix; e Carolina Freitas,  coordenadora de Gente & Gestão na P2COM. Este grupo já participou de cinco encontros desde o início do Comitê, que tem agenda pré-fixada mensalmente.

O mercado de Live Marketing, que engloba diversas ferramentas nas áreas de Promoção, Merchandising, Eventos, Incentivo e Digital está entre os que mais vêm apresentando crescimento nos últimos dez anos. O Live Marketing é o guarda-chuva que abarca todas as atividades e ferramentas de marketing que promovam integração, interlocução e experiência entre marcas, empresas, produtos ou serviços e seus públicos-alvo. É o marketing vivo, ao vivo, que se utiliza do contato e da experiência sensorial para alcançar objetivos estratégicos de construção de marca, vendas e fidelização. É o branding ao vivo.

A Associação de Marketing Promocional é a maior entidade que representa o setor de Live Marketing em todo o país e a única que desenvolve nacionalmente a teoria e a prática do setor de forma ampla. Com sede em São Paulo, completa 23 anos em 2016 e possui cerca de 400 empresas associadas, com representação em várias regiões (sul, sudeste, centro-oeste e norte/nordeste).

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.