MERCÚRIO: UM RISCO A QUE TODOS ESTAMOS EXPOSTOS

0

Os principais destaques incluem a proibição de novas minas de mercúrio, a eliminação progressiva das já existentes, as medidas de controle sobre as emissões atmosféricas e a regulamentação internacional sobre o setor informal para mineração artesanal e de ouro em pequena escala.

O mercúrio é um metal naturalmente encontrado na natureza, podendo estar no ar, no solo e na água. Este metal assume diversas formas químicas. Tem efeitos adversos importantes sobre a saúde humana e o meio ambiente. A exposição a níveis elevados de mercúrio pode afetar o cérebro, o coração, os rins e pulmões e o sistema imune dos seres humanos.

Um dos problemas causados pelo mercúrio é a sua introdução na cadeia alimentar, contaminando as pessoas. Nos ambientes de trabalho, a contaminação também ocorre pela exposição direta dos trabalhadores ao mercúrio e seus compostos.

O nome da convenção lembra um desastre ambiental na cidade de Minamata, no Japão, em 1956, que provocou o envenenamento de centenas de pessoas por mercúrio. Outras milhares de pessoas sofreram, durante muitos anos, os efeitos do desastre.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.