CORONAVÍRUS: A ALIANÇA AVESTRUZ

0

A BBC Brasil, serviço público de informação do Reino Unido, destacou que o jornal britânico Financial Times publicou reportagem na última quinta-feira, dia 16 de abril de 2020, em que o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, faz parte de um pequeno grupo de quatro líderes mundiais “que ficam à parte enquanto o resto do mundo toma medidas drásticas para acabar com a disseminação da pandemia” do coronavírus.

Além de Bolsonaro, também fazem parte desse grupo Alexander Lukashenko, de Belarus, Gurbanguly Berdymukhamedov, do Turcomenistão, e Daniel Ortega, da Nicarágua.

Todos, segundo o Financial Times, “se recusaram a levar o coronavírus a sério”.

O jornal lembra que o apelido “Aliança do Avestruz” foi criado por Oliver Stuenkel, professor de relações internacionais da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, “uma referência ao mito de que o pássaro grande enterra a cabeça na areia quando enfrenta perigo”.

“Além dos riscos à saúde de suas populações, sua negação poderia acarretar custos políticos. A dissidência na Nicarágua está borbulhando, enquanto no Brasil multidões participam de protestos batendo potes e gritando ‘Bolsonaro assassino!’ pelas janelas deles”.

A demissão do ministro Luiz Henrique Mandetta que, corretamente e cientificamente como titular da pasta da Saúde defendia o isolamento social isolou ainda mais Bolsonaro no grupo que integra a “Aliança do Avestruz”.

Clique aqui para ler a reportagem da BBC na íntegra.

Share.

About Author

Comments are closed.