Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
31/03/1964: O GOLPE MILITAR E O PAPEL DA MÍDIA E DOS ANUNCIANTES - Revista Publicittà 31/03/1964: O GOLPE MILITAR E O PAPEL DA MÍDIA E DOS ANUNCIANTES - Revista Publicittà

31/03/1964: O GOLPE MILITAR E O PAPEL DA MÍDIA E DOS ANUNCIANTES

0

Por Carlos Franco

O golpe militar de 31 de março de 1964 completa hoje 52 anos, exatamente no momento em que outro golpe contra a democracia e seu principal instrumento, o voto dos cidadãos, é arquitetado em Brasília, e mais uma vez com o vergonhoso apoio da mídia por meio dos grandes veículos de comunicação social do país, representantes de torpes elites que nunca aceitarão o Brasil de todos os brasileiros. Uma elite atrasada que enxerga o Brasil apenas como terreno para seus objetivos e conveniências, mantendo para tal, ainda que com novas denominações e novos arranjos sócio-econômicos e políticos, o tradicional espírito da Casa Grande e Senzala.

Mudam-se, de 1964 para 2016, alguns atores nos enredos golpistas por força da saída pela porta dos fundos de envergonhados militares e seu legado nefasto de um período ditatorial, mas é claro, e como em espetáculos sobretudo os circenses – ainda que o circo seja o palco de homens dignos e que aqui estejamos usando a expressão apenas como figura de linguagem – entram outros, a exemplo de alguns integrantes do Poder Judiciário que os cidadãos sustentam com impostos e contribuições que os sonegadores fiscais que engordam o gigantesco pato da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) não pagam ou procrastinam com liminares de togados senhores e senhoras do Poder Judiciário. Não sem motivo, a Fiesp representa os interesses dos maiores sonegadores do país conforme lista divulgada em outubro de 2015 pelo Ministério da Fazenda, que você pode conferir aqui.

São esses sonegadores também os maiores beneficiários dos recursos dos trabalhadores depositados no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que administra o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), e ao qual recorrem inclusive para reestruturações que minam os empregos e os recursos dos trabalhadores. Pegam emprestado o dinheiro dos trabalhadores a juros módicos e prazos confortáveis com o compromisso de fazer a economia girar, só que apenas para o capital, nunca para o trabalho. Talvez, por isso, essa mesma elite pela Fiesp representada financie tanto, ainda que sem pagar devidamente os impostos, a propaganda golpista exibida por jornais também golpistas nos últimos dias. De verdade na campanha da Fiesp, apenas o fato de que pagaremos o pato, enquanto os sonegadores fiscais que ela representa e que alimentam o gordo pato que exibe em manifestações por mais um golpe na democracia, continuaram brindando os seus feitos a despeito da maioria dos brasileiros. Os donos desse gigantesco pato, não é preciso ter dúvida quanto a isso, irão articular – se já na articularam – rapidamente isenções fiscais e fórmulas mágicas de perdão de dívidas em troca de empregos mais uma vez financiados pelos próprios trabalhadores via BNDES.

O enredo é antigo e desgastado. Assim como papel de um verdadeiro conluio de golpistas que irá julgar uma mulher honesta. Mas, afinal, é para esta finalidade que a elite financia candidatos ao Congresso Nacional.

O vídeo aqui exibido, que integra série veiculada no ano passado, em memória dos 50 anos do golpe militar em 2014, continua atual. É a trajetória de uma tragédia, de um golpe que mergulhou o país numa noite de 21 anos de terror, sem nenhuma glória. Enquanto o golpe, ora arquitetado, com transmissão em tempo real e em tempos de novas mídias, especialmente as redes sociais, é uma farsa burlesca, na qual a intenção de atores canastrões é tão clara quanto visível e o texto do enredo é péssimo, sem nenhuma figura com grandeza política e moral capaz de sustentá-lo.

Um golpe que, mais uma vez, visa, como em 1964, jogar o Brasil e os brasileiros no limbo de forma que suas torpes elites do país façam uso de acordo com a conveniência e os novos arranjos, sem o compromisso com uma sociedade plural e fraterna. Ao contrário, nesse intuito golpista, é o ódio que choca o ovo da serpente. E corruptos e corruptores estão prontos para se confraternizarem nesse conluio, o qual, depois, os midiotas e afins de hoje que seguem com ela me marcha, serão os críticos e desafortunados de amanhã. A história se repete. Por isso, é sempre bom lembrar as lições que nos deixou o golpe de 1964, ainda que o de 2016 ainda não tenha chegado a um desfecho, pois falta-lhe rasgar de vez a Constituição e quebrar de vez o Estado Democrático de Direito, e ainda que Procuradoria-Geral da República tenha ocupado até aqui a posição de Pilatos, espera-se que o Supremo Tribunal Federal (STF) exerça o seu papel em nome da democracia, não deixando golpistas alojados no Poder Legislativo e pressionados por mídia e  anunciantes golpistas, venham a repetir esse triste enredo, agora de forma canastrona e cínica, com transmissão ao vivo e a cores.

 

Share.

About Author

Comments are closed.